Câmara vai demolir edifícios em ruína no concelho

Hoje foi demolida uma casa em ruína, na Rua Santa Antónia, na Ribeira do Cartaxo, “a primeira de muitas demolições que nós queremos fazer”, avisa Pedro Reis. Esta tarde, durante a reunião do executivo, o vereador do Urbanismo quis dar nota de que a demolição dos edifícios em ruína, no concelho do Cartaxo, vai avançar.

A Câmara Municipal quer acabar com os edifícios em ruína no concelho do Cartaxo e “já fez o trabalho, de identificação dos imóveis, quer na cidade, quer nas freguesias, que estão nestas condições e caso os proprietários demonstrem que não têm capacidade para o fazer, a Câmara irá, por meios próprios, como definido na lei, fazer a demolição e depois, obviamente, acionar os mecanismos para o pagamento das respetivas despesas”, assegura o vereador do Urbanismo.

A primeira demolição aconteceu esta manhã, foi iniciativa dos proprietários, depois de “uma constante e insistente notificação por parte do município”, sublinha Pedro Reis.

O edifício que foi hoje demolido apresentava um elevado estado de “degradação e insalubridade” e estava em “risco de desabamento total ou parcial”. A casa já não tinha cobertura e no interior proliferava “vegetação infestante”, a fachada estava em “risco iminente de desmoronamento, colocando em perigo a segurança de pessoas e bens para a via pública”, de acordo com o auto de vistoria.

A demolição foi acompanhada pela proteção civil, pelo engenheiro civil, por um arquiteto e por pessoal do município, “cumpriu-se todas as regras de segurança”, garante o autarca. “A boa notícia é que os proprietários já puseram aquele terreno no mercado, que é aquilo que é suposto acontecer, já está à venda aquele terreno que agora está livre, ainda não está limpo, mas está livre e são cerca de 500m² que passam agora a estar no mercado e quem estiver interessado pode comprar e edificar ali uma casa”.

Isuvol
Pode gostar também