Coronavírus: Mais alterações no Centro de Saúde do Cartaxo

A ACES Lezíria fez chegar ao presidente da Câmara Municipal do Cartaxo informação sobre as alterações ao funcionamento do Centro de Saúde do Cartaxo, a vigorar a partir de amanhã, sexta-feira, 20 de março.

De acordo com a informação do diretor do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria), Carlos Ferreira, a “situação de emergência de Saúde Pública em que nos encontramos, por força da COVID-19, impõe que sejam tomadas medidas organizativas adaptadas a essa realidade de forma a conseguir-se a melhor resposta possível”, garantindo as respostas que os normativos da Direção-Geral da Saúde preconizam.

Assim, a partir de amanhã serão adotadas as seguintes no Centro de Saúde do Cartaxo:
– A triagem será efetuada à entrada do Centro de Saúde, por pessoal médico, tendo sido criada uma área específica para a doença respiratória aguda, onde haverá médico e equipa de enfermagem específica para este tipo de atendimento.

– O Centro de Saúde continuará a garantir o atendimento de outros utentes que dele careçam, por força de outra doença aguada. Limita-se o atendimento a grupos vulneráveis e incentiva-se o contacto online, por e-mail e por telefone.

– O atendimento complementar, que era assegurado por apenas uma equipa, deixa de se realizar nos dias úteis, por não dar garantia de que contactos/ contágios pelo novo coronavírus não aconteçam.

– Reforça-se o atendimento complementar aos fins de semana, com duas equipas em simultâneo. Uma delas orientada para a doença aguda geral e a outra para a respiratória. Este atendimento funcionará entre as 9h e as 14h.

Mais artigos
1 De 557

Lembram-se algumas medidas de prevenção de transmissão da infeção pelo novo coronavírus (covid-19) já adotadas pelo Centro de Saúde e recomendações aos utentes:
– Suspensão das consultas programadas de vigilância e seguimento no Centro de Saúde do Cartaxo até dia 3 de abril, sendo posteriormente reagendadas, em tempo oportuno. Esta suspensão aplica-se a grupos de risco e vulneráveis, nomeadamente as consultas de Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento familiar, Doenças Cardiovasculares e Diabetes Mellitus.

– Suspensão até dia 3 de abril, de realização de exames de diagnóstico e terapêutica realizados no Centro de Saúde (ECG, espirometrias e outros), Consultas de Saúde Oral e Medicina Dentária, exceto nas situações clínicas que o justifiquem.

– Suspensão de atividades realizadas em grupo, nomeadamente Curso de preparação para o Nascimento, Classe de Mobilidade e Saúde Escolar.

– Os utentes devem recorrer à consulta médica ou de enfermagem não acompanhados, com exceção de crianças ou utentes com dependência. Nestes casos devem ser acompanhados apenas por uma pessoa.

– De forma a evitar a acumulação de pessoas na sala de espera, o Centro de Saúde apela a que os utentes se dirijam à consulta apenas 15 minutos antes da hora agendada.

– Nos pedidos de medicação crónica, os utentes devem evitar dirigir-se ao balcão de atendimento, podendo fazer este pedido via email para a UCSP: ucsp.cartaxo@arslvt.min-saude.pt ou para a USF: usf.terraviva@arslvt.min-saude.pt.

– Os utentes devem ainda evitar recorrer ao Centro de Saúde para levantamento de receitas, devem atualizar os dados via telefone ou e-mail e o Centro de Saúde enviará as receitas por mensagem ou e-mail.

Apelos do Centro de Saúde:
De forma a evitar uma maior afluência na sala de espera, sempre que possível, opte por contactar-nos por telefone (UCSP: 243 700 666, USF: 243 700 658, UCC: 243 700 652, 927 993 404, 916 562 727) ou por e-mail para UCSP: ucsp.cartaxo@arslvt.min-saude.pt, para a USF: usf.terraviva@arslvt.min-saude.pt, ou para UCC: ucc.cartaxo.coord@arslvt.min-saude.pt.

Recorra ao Centro de Saúde apenas em caso de necessidade e não o faça se tiver tido contacto com algum doente infetado ou tiver realizado alguma viagem para as zonas de risco nos últimos 14 dias. Nesse caso ligue para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.