A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém promoveu diversas ações, durante o mês de abril, no âmbito da “Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, que tem como objetivo contribuir para a consciencialização da comunidade em geral para esta temática.
Esta campanha contou com o envolvimento dos Agrupamentos de Escolas do concelho, em articulação com a Câmara de Santarém, de instituições particulares, associações desportivas, entre outras entidades, que construíram Laços Azuis criativos, em formato de desenho, pintura, colagem e construção de laços azuis humanos, construídos pelos alunos e professores das escolas do concelho. Os participantes foram, ainda, convidados a vestir uma peça de roupa azul e a um minuto de silêncio, em homenagem a todas as crianças e jovens vítimas de maus tratos.
As escolas do Concelho promoveram ações de sensibilização sobre os Direitos das Crianças e Prevenção dos Maus Tratos.
A par destas iniciativas, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano organizou a 8ª Estafeta pela Saúde, de modo a promover uma campanha de consciencialização para esta temática, que envolveu cerca de 600 alunos.
Vários edifícios e instituições públicas criaram e afixaram Laços Azuis gigantes.
A CPCJ de Santarém organizou também uma Exposição dos trabalhos desenvolvidos por todos os participantes e a construção de Mural.