Jovens pintam mural no Museu Rural e do Vinho

Um mural no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo é o resultado do trabalho de oito jovens que participaram no primeiro workshop no âmbito da Lezíria Imaterial – linha de programação artística em execução nos municípios da Lezíria do Tejo, programação que no concelho do Cartaxo é organizada e acompanhada pela área de Cultura da Câmara Municipal.

O primeiro workshop na área das artes – de um total de três que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou e decorrem ao longo do mês de outubro –, decorreu de 14 a 17 de outubro e reuniu oito jovens e um formador em técnicas de arte urbana, durante este quatro dias. Do workshop resulta a pintura de um mural no Museu Rural e do Vinho.

O resultado das técnicas que o formador João Domingos (conhecido como BiGod) partilhou com os jovens artistas já pode ser visto numa das paredes laterais do Museu Rural e do Vinho, no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, no Cartaxo.

João Domingos coordenou quer a formação dos participantes, com enfoque na técnica de pintura com stencil, quer o projeto final que foi construído previamente com a área de Cultura do Município, responsável pelo Museu Rural e do Vinho. Apresentação da técnica de stencil; apresentação do trabalho, evolução da técnica; experimentação de corte de stencil; pintura do stencil em outros suportes; escolha da imagem a trabalhar para a pintura em mural; explicação de processos até ao stencil final; corte e aplicação do stencil, foram as fases do workshop ministrado por João Domingos.

As condições meteorológicas do passado fim de semana impediram a conclusão dos trabalhos, mas o formador prevê que o trabalho fique concluído na primeira semana de novembro.

Próximos workshops de expressão artística
Durante o mês de outubro, a Câmara Municipal do Cartaxo propõe a participação da população noutros dois workshops na área da expressão artística – Estátua Vivas e Cinema Documental.

Ler
1 De 138

Estátua Vivas, de 19 a 23 outubro, inscrições através do e-mail quideia.animacoes@gmail.com.

Cinema Documental decorre de 25 a 29 outubro e as inscrições podem ser feitas através do e-mail hello@wavesofyouth.com.

A participação nos workshops é gratuita, o horário é pós-laboral e, no final, haverá a apresentação pública de um projeto comum ou individual, para permitir aos participantes mostrar resultados concretos do trabalho efetuado e das aprendizagens adquiridas.

A Câmara Municipal do Cartaxo organizou os workshops e projetos finais, com o intuito de que estes fossem representativos da cultura e tradições locais, representando mais-valias culturais junto da comunidade e que dessem especial enfoque à promoção da expressão artística dos mais jovens, sem deixar de valorizar a participação de todas as gerações.

Mais informações com área de Cultura da Câmara Municipal.

Pode gostar também