Semana Nacional Cáritas em formato online

A rede nacional Cáritas promove nos dias 28 de fevereiro a 1 de março, a sua Semana Nacional – iniciativa que procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social, com o tema “Cáritas 65 Anos: O Amor que Transforma”.

Vivida em contexto de Pandemia, a Semana Cáritas reveste-se este ano de um peso especial, num período em que a Covid-19 deixou muitas famílias em situações difíceis, algumas das quais contam com o apoio da Cáritas que “tem respondido com o pagamento de rendas de habitação, despesas de saúde e medicamentos e pagamento de despesas de eletricidade”, entre outras ajudas, nomeadamente a nível alimentar.

Face às dificuldades que a pandemia impôs, e pelo segundo ano consecutivo, esta iniciativa não se realiza nos formatos habituais. Este ano, a Cáritas adota uma estratégia digital, com a realização de um peditório nacional online, e não de rua, com o objetivo de angariação de verbas que vão reforçar a capacidade da rede Cáritas na resposta aos atendimentos sociais e no desenvolvimento e implementação de projeto sociais locais. Adaptado às circunstâncias em que vivemos e sem esquecer a sua principal missão: a solidariedade e a erradicação da pobreza.

“Em 2020, a rede Cáritas atribuiu apoios financeiros, direto à população, de cerca 1,5 milhões de euros, ao qual se somam, ainda, os apoios em produtos alimentares e bens essenciais bem como outras respostas sociais de emergência. Desde abril de 2020 a fevereiro de 2021, através da implementação do programa nacional “Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”, foi possível responder diretamente a cerca de 10 mil pessoas, que viram os seus rendimentos afetados pela Covid-19. Um apoio que corresponde a cerca de 10 por centro do total de apoios da rede nacional”, informa a Cáritas Portuguesa.

Pode gostar também