Incubar+Leziria já tem vencedores

 

O concurso de ideias de negócio, no âmbito do Incubar+Leziria, lançado pela Nersant chegou ao fim. Os projetos vencedores foram três, Led Up, Tauroburguer e Vegan Cheesy.

incubarLeziriaCom o objetivo de fomentar o empreendedorismo e atrair projetos qualificados e inovadores para a Lezíria do Tejo, a Nersant lançou aos empreendedores do país um concurso de ideias de negócio, o primeiro de quatro previstos no âmbito do Incubar+Leziria.

Analisadas as candidaturas, os três vencedores do primeiro Concurso de Ideias de Negócio do projeto Incubar+Leziria foram os projetos Led Up, projeto na área da eficiência energética para a iluminação pública, apresentado pelo promotor Frederico Conde Vieira, o projeto Tauroburguer, dedicado à valorização da carne de raça brava do Ribatejo, apresentado pelos promotores Manuel Gomes e Luís Figueiredo e também o projeto Vegan Cheesy, que cria alternativas ao queijo preparado com laticínios, apresentado por Mónica Venda.

O projeto Led Up, candidatado na área da energia, consiste na conceção e desenvolvimento de painéis de difusão luminosa utilizando a tecnologia LED, para aplicação sobretudo na iluminação pública, com caraterísticas específicas de difusão da luz, eficiência energética superior ao que existe no mercado e com sistema de isolamento de elevada resistência às condições meteorológicas adversas. É um projeto que apresenta um elevado estado de maturidade e que pretende avançar para apresentação ao mercado com a realização de uma primeira prova de conceito, tendo já contactos desenvolvidos neste sentido.

O projeto Tauroburguer, apresentado nas áreas da alimentação e recursos naturais, consiste no desenvolvimento de um projeto dedicado à valorização da carne de raça brava do Ribatejo (produto com Denominação de Origem Protegida) através da adoção de um conjunto de inovações de produto e de marketing, que permitirão acrescentar valor a um produto totalmente identificado com a Lezíria do Tejo e com a Charneca Ribatejana. O júri valorizou o grau de maturação da ideia e de preparação para a operacionalização do negócio, bem como a expressiva demonstração do potencial de criação de valor apresentada na candidatura.

Ler
1 De 16

O projeto Vegan Cheesy, apresentado na área da agroindústria e alimentação, pretende fabricar e comercializar produtos vegetarianos, sem qualquer adição de ingredientes de origem animal, criando sobretudo alternativas ao tradicional queijo preparado com laticínios. O júri considerou uma ideia inovadora na área da produção e comercialização de produtos vegetarianos, muito bem estruturada e planificada, com potencial de mercado, de criação de valor, de desenvolvimento do negócio e de criação de vários postos de trabalho.

Temáticas do concurso

Este primeiro concurso centrou-se nas temáticas da alimentação, agricultura, agroindústria, floresta, energia, ambiente e recursos naturais e terminou no dia 8 de julho. Foram avaliadas 31 candidaturas pelo júri, composto pelos professores Maria do Rosário Partidário, docente no Instituto Superior Técnico e especialista na área ambiental, Francisco Avillez, docente no Instituto Superior de Agronomia e especialista em agricultura, Manuel Laranja, docente no Instituto Superior de Economia e Gestão e especialista em empreendedorismo e inovação, e também pelos representantes das quatro entidades promotoras do Incubar+Leziria, Maria Salomé Rafael, presidente da direção da Nersant, Maria Fernanda Pires, coordenadora da Unidade de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Santarém, Diva Cobra, presidente da Desmor e Carlos Lopes de Sousa, presidente do Agrocluster.

O júri teve como critérios de análise a integração numa das áreas temáticas do concurso (fator eliminatório),o grau de inovação do projeto, a resposta à necessidade/oportunidade do mercado, ser atividade de alta, média-alta tecnologia ou uso intensivo de conhecimento, o potencial de convertibilidade da ideia em criação de valor na Lezíria do Tejo, o grau de maturação da ideia, o potencial de escalabilidade e o potencial de criação de emprego qualificado.

Para além dos prémios atribuídos aos vencedores, todos os candidatos foram convidados a continuar o processo de maturação das suas ideias de negócio, contando com o apoio do projeto Incubar+Leziria, o que inclui Consultoria, Mentoria, utilização de ferramentas de Modelação de Negócio, Planeamento e Simulação, apresentação a potenciais parceiros e Financiadores, enquadramento em Sistemas de Incentivos e ainda a possibilidade de beneficiar, gratuitamente, dos espaços de co-working da Startup Santarém por um período de seis meses.

O próximo Concurso de Ideias, do projeto Incubar+Leziria, vai realizar-se em outubro-novembro de 2016, focado nas questões da Inovação no Desporto, Saúde e Bem-estar. Ainda antes deste, terá lugar um outro Concurso de Ideias de Negócio aberto a projetos de todas as linhas das RIS3 do Centro e do Alentejo, integrado no projeto Ribatejo Empreende que a Nersant irá dinamizar.


 

Isuvol
Pode gostar também