“Alojamento autêntico com um toque português”
Fomos conhecer o Casal de Santanna, um espaço de alojamento local situado entre a Ribeira do Cartaxo e a Estação de Santana, em plena lezíria ribatejana, recentemente adquirido e renovado por Ricardo Moreira e a sua família.
O Cartaxo é cada vez mais procurado para uma escapadinha de fim de semana, por quem procura experiências de turismo rural na natureza ou simplesmente para descansar e ‘recarregar baterias’. Como destino turístico é procurado pela paisagem da lezíria ribatejana, pela autenticidade do mundo rural e sobretudo pela proximidade de Lisboa, mas também é ponto de passagem para um roteiro pelo Ribatejo, onde o mundo equestre assume particular destaque. Quem nos visita não fica indiferente à gastronomia de grande qualidade e ao vinho, cuja fama é inquestionável.
Fomos conhecer o ‘Casal de Santanna’, um espaço de alojamento local situado entre a Ribeira do Cartaxo e a Estação de Santana, em plena lezíria ribatejana, recentemente adquirido e renovado por Ricardo Moreira e a sua família.
Ricardo Moreira, veio parar ao Cartaxo por acaso, queria apostar no negócio do alojamento local e quando encontrou o ‘Casal de Santanna’ apaixonou-se de imediato pelo local e, apesar do abandono a que estava sujeito há 40 anos, viu as possibilidades do espaço. A recuperação da quinta durou dois anos, os espaços edificados foram aproveitados e convertidos em quartos e zonas comuns, mantendo a originalidade e a ruralidade. “Acho que a Quinta tem uma traça muito bonita e na reconstrução respeitámos fachadas, janelas, cores”, conta Ricardo.
A receber hospedes há pouco mais de um ano, o ‘Casal de Santanna’ é já um dos alojamentos favoritos de muitos visitantes, portugueses e estrangeiros, que por aqui passaram e fizeram questão de comentar a sua experiência destacando “os pormenores rústicos e o acolhimento fantástico”, ou o “alojamento autêntico com um toque português” ou ainda a possibilidade de os hospedes poderem levar os seus animais de companhia.
Para Ricardo Moreira a experiência tem sido “fantástica”, gosta de receber e de ficar à conversa com os hospedes até tarde, sempre com um bom petisco e um bom vinho a acompanhar, diz ter já feito “muitas amizades”, talvez seja por isso diversas vezes referido nos comentários do Booking como “um excelente anfitrião”.