Alunos do 1º ciclo desenvolvem projetos para Orçamento Participativo Escolar

A Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais do concelho, organiza mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar, com 10 mil euros disponíveis para dividir entre os melhores projetos.

Em 2022, o Orçamento Participativo Escolar decorre de 16 de março a 22 de junho, em todas as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. Serão atribuídos 5 mil euros a dois projetos – um do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e outro do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével –, num investimento municipal total de 10 mil euros.

Durante os meses de maio e junho as crianças vão partir à descoberta do que faz falta na sua escola, vão debater ideias e propor um projeto final que será sujeito à votação dos colegas em assembleias participativas – a realizar em cada um dos agrupamentos.

Os pequenos “autarcas” podem propor projetos em áreas como a educação, a cultura, o ambiente ou o desporto, mas a imaginação e a necessidade serão os únicos limites às propostas a apresentar.

A assembleia participativa do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo terá lugar no dia 9 de junho, no Auditório da Escola Básica Marcelino Mesquita e a Assembleia Participativa do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével realizar-se-á no dia 22 de junho, na Sala Polivalente da Escola Básica D. Sancho I, em Pontével. Ambas as sessões serão abertas a toda a comunidade escolar.

Foto: Imagem de arquivo

Pode gostar também