Ateneu distingue atletas do basquetebol

Equipas de Sub-13, Sub-15 e Sub-16 reconhecidas pelos bons resultados

A direcção do Ateneu Artístico Cartaxense homenageou, esta semana, os atletas da secção de basquetebol que nesta época se distinguiram a nível distrital.

Foi na passada terça-feira, 26 de junho, que os atletas das equipas de basquetebol de Sub-13, Sub-15 e Sub-16 foram reconhecidos pelos seus resultados nesta época que os levaram ao pódio dos campeonatos distritais. Foi com muitas medalhas e menções honrosas que a direção do Ateneu homenageou os atletas, recebendo-os na sala dos troféus, na sede do seu clube, já que durante as épocas desportivas o seu espaço de treino é o Inatel. “São jogadores do Ateneu mas conhecem como vossa casa o Inatel onde treinam, daí nós, direção, querermos recebê-los aqui na sede do Ateneu”, frisou a presidente, Maria João Oliveira, lembrando que “o nosso convite é para vos prestar uma homenagem e um agradecimento pelo vosso esforço e pelo trabalho, durante esta época, bem como nos anos anteriores”.

 

Para Sofia Moreira, coordenadora técnica, treinadora dos Sub-18, Sub-16 e Sub-14 (entre outros escalões, sempre que necessário, visto que a secção de basquetebol do Ateneu abarca todos – dos mini 8 aos Sub-18) o “balanço é bastante positivo, quer a nível colectivo, como em termos individuais agora no final da época”, sendo o “resultado de seis épocas e é claro que isto é um desporto coletivo, que demora o seu tempo”.

 

De acordo com Sofia Moreira, esta época, a secção de Basquetebol do Ateneu Artístico Cartaxense conseguiu vencer o Campeonato Distrital de Sub-14 – “pela primeira vez, fizemos o apuramento para uma fase regional para disputar depois uma fase de campeonato de acesso ao campeonato nacional, não conseguimos apuramento direto, fomos a um play-off, mas também não conseguimos”. A equipa de Sub-16 venceu o Campeonato Regional; os Sub-15 venceram o Campeonato Distrital, sendo os Sub-13 vice-campeões.

 

A nível individual, “tivemos dois atletas na seleção distrital de sub-14 que foram às Festas de Basquetebol no Algarve, temos outro atleta em observação para a seleção nacional de Sub-14, que irá representar o distrito de Santarém no um contra um nacional, em Sangalhos”. O Ateneu tem ainda três dos seus atletas na seleção de Sub-12.

 

À conversa com a treinadora, ainda antes de um momento de convívio entre os jogadores e os muitos familiares presentes, durante um lanche, ficamos a saber que a secção de basquetebol do Ateneu Artístico Cartaxense tem, atualmente, cerca de 70 atletas, e está aberta a mais, “haja espaço para os treinar, apesar de só poderem entrar 12 na convocatória, mas a competitividade é saudável e é importante para a evolução dos atletas”, conclui Sofia Moreira.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.