Inaugurado há cerca de um mês e meio, o Barril de Livros, em Vila Chã de Ourique, é um verdadeiro sucesso.
Instalado no Jardim Central, perto do edifício da Junta de Freguesia, o número de livros à disposição dos fregueses aumenta de dia para dia. Neste altura, são já cerca de 150 os livros disponíveis para que os leitores possam levar para casa. E o número continua a aumentar, o que começa a colocar alguns problemas à Junta de Freguesia, promotora da iniciativa, que começa a debater-se com a necessidade de arranjar barris semelhantes para colocar noutros locais da vila.
Recorde-se que a iniciativa contou com a ‘ajuda’ da presidente da Assembleia de Freguesia, Conceição Salvador, também empresária, que resolveu doar os materiais para a recuperação do barril, e do carpinteiro, Júlio Sacramento, que executou o trabalho, que ofereceu à freguesia.
Nesta altura, a Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique está a tentar encontrar parceiros para alargar esta iniciativa a outros locais, permitindo, assim, a troca de livros a mais fregueses.
O objetivo deste Barril de Livros é, como referia o presidente da Junta de Vila Chã de Ourique ainda antes da inauguração, “facilitar o acesso dos fregueses a obras que, de outra forma, não conheciam. E fomentar a partilha, já que o objetivo é que os leitores também disponibilizem os seus livros naquele espaço. Levam um e colocam lá outro”.