Bombeiros do Cartaxo têm plano de contingência para o COVID 19

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC) elaboraram um plano plano de contingência para o COVID 19, para a sua estrutura interna, de modo “a antecipar e gerir o impacto da gripe pandémica associado ao COVID 19 na atividade da corporação, com o objetivo estratégico de garantir, mesmo no pior cenário possível, a continuidade da proteção e do socorro”.

Do plano, entre várias diretivas a nível da gestão da corporação em cenário de pandemia, constam ainda o reforço na higienização dos equipamentos utilizados, como as ambulâncias, por exemplo, assim como outras medidas de prevenção entre os elementos da corporação, no quartel e fora dele, mas também de atendimento ao público.

Aproveitamos alguns dos procedimentos descritos no plano dos BMC que servem para todos nós no que diz respeito à contenção dos contágios pelo coronavírus.

Sempre que tossir ou espirrar tape o nariz e a boca com um lenço de papel e deite no caixote do lixo os lenços usados.

Mais artigos
1 De 508

Se tiver sintomas de gripe ligue para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) e guarde uma distância de, pelo menos, um metro, quando falar com outras pessoas. De preferência, fique em casa, não vá trabalhar nem à escola e evite locais com muitas pessoas. Evite cumprimentos sociais como os abraços, beijos e apertos de mão.

Se não tiver as mão lavadas, evite mexer nos olhos, no nariz e na boca.

Lave bem as mãos com água e sabão (sabonete), com frequência.

A lavagem adequada das mãos é essencial para ajudar a controlar o contágio.
Para tal, antes de tudo, abrir a torneira com a mão não dominante (com a esquerda se for destro, e com a direita se for canhoto), molhar as mãos com água, adicionar sabonete na palma da mão e esfregar as mãos durante, aproximadamente, 20 segundos: lavar palma com palma, palma sobre as costas, espaços entre os dedos, os polegares, costas dos dedos contra a palma e pontas dos dedos contra a palma.

Depois deste procedimento, passar as mãos por água quente, retirando todo o sabonete e secar as mãos com um papel descartável que utilizará para fechar a torneira.

Mantenha-se informado sobre a situação, já declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, e sem alarmismos siga as recomendações das autoridades competentes, nomeadamente da Direção-Geral da Saúde.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.