Câmara assina protocolo para atividades de apoio à família

Município, pais e escolas juntos na educação pré-escolar

Município do Cartaxo, pais e escolas assinaram o protocolo que estabelece as responsabilidades e as ações de cada parceiro, para a realização das Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, destacou o empenho “de todos os parceiros, na concretização de um conjunto de atividades que, mais do que uma competência municipal, são um serviço público prestado às famílias”, no passado dia 4 de outubro, quando recebeu Ana Belchior, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I e os professores Luís Bruno e Jorge Tavares, diretores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, respetivamente,

Para o presidente da Câmara, responsável pela área de Educação e Juventude, “o conjunto de responsabilidades partilhadas com o município, que a comunidade educativa tem assumido, tem permitido dar respostas integradas a necessidades concretas das crianças e das suas famílias”. O protocolo agora estabelecido com os três parceiros “é testemunho de que a associação de esforços contribui para melhores resultados comuns”.

O autarca destaca o trabalho efetuado no ano passado por “pais e encarregados de educação, diretores de agrupamento, educadores e professores, que nos jardins de infância acompanharam os nossos técnicos da área de Educação e Juventude, concebendo projetos de elevado valor social e pedagógico”, e lembra que o prolongamento de horário nos jardins de infância é “o único apoio que algumas famílias têm, enquanto trabalham, permitindo “às crianças brincar, mas também desenvolver competências e adquirir conhecimentos que facilitem a sua integração nos níveis de escolaridade seguintes”, sendo este é um dos objetivos da parceria.

Entre as atividades a desenvolver, haverá espaço para a atividade física e para a promoção de uma alimentação saudável junto das nossas crianças de um modo divertido, mas pedagógico, tem sido uma mais valia para a área de Educação e Juventude do município”.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.