Câmara dá mais um passo com vista à construção do Viaduto de Santana

O reconhecimento de interesse público municipal do projeto "Viaduto no Apeadeiro de Santana/ Cartaxo para supressão da passagem de nível, foi aprovado por unanimidade e com congratulação de algumas bancadas na Assembleia Municipal do Cartaxo, em sessão extraordinária, esta quinta-feira, 4 de julho.

Na sessão extraordinária, desta quinta-feira, 4 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara começou por lembrar que recentemente foi assinado um novo acordo com a Infraestruturas de Portugal para substituir o que existia desde 2009 entre a REFER, Estradas de Portugal e o Município do Cartaxo, “em que o município tinha o compromisso de assumir 12,99% do custo da obra. Portanto, à data significava cerca de 750 mil euros, estimando-se à data também que a obra tivesse um custo de cerca de 7 milhões de euros”, explica João Heitor considerando que “hoje, muito provavelmente, o custo da obra andará pelo dobro, portanto aquilo que seria a nossa obrigação andaria à volta de um milhão e meio de euros mais IVA”.

Com o novo acordo, o município conseguiu “não ter a obrigação de entregar estes 12,99%, mas sim de entregar os terrenos para instalar o novo viaduto”. João Heitor, assume que este novo acordo terá um custo, “tem também aqui alguns encargos para o município”, sobretudo com a aquisição dos terrenos, mas assegura que são “inferiores àqueles que seriam expectáveis caso vigorasse o anterior acordo”.

João Heitor terminou a sua explicação ao deputados municipais dando ênfase ao que este novo acordo permite, que é “reavivar aquilo que é o compromisso e a necessidade que este viaduto tem para a população do concelho do Cartaxo, não só para quem vive na freguesia de Valada e também na freguesia de Vila Chã de Ourique, mas para todos nós, para o nosso tecido económico, para toda a nossa dinâmica social. Este equipamento é muito importante e, com isto, esperamos que não passem mais 15 anos como aconteceu com o acordo que estava em vigor”.

Isuvol
Pode gostar também