Capitães do mesmo navio

Por Ricardo Magalhães

No dia 24 de setembro, apresentei na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta a moção “Por uma política local mais próxima: Democratizar as assembleias de freguesia”. Nela defendi que, nós, deputados da assembleia, enquanto representantes da democracia, temos que assumir o papel principal no dever de garantir a todos o direito a uma participação cívica ativa, pelo que propus estabelecermos o objetivo de, agora em diante, conseguirmos alcançar uma média de cinco atendentes às Assembleias, 20 por cento dos quais jovens. Uma média que considero humilde e aquém do que podemos e devemos atingir, mas que constitui um princípio de ação e põe preto no branco que este assunto nos preocupa, que resolvê-lo é uma prioridade para nós e para com o qual assumimos a responsabilidade de pegarmos na caravela e levá-la a bom porto.

O futuro da democracia passa por trazer as pessoas para a política. Passa por termos médicos, enfermeiros, mecânicos, engenheiros, artistas, historiadores, filósofos, agricultores, empresários, eletricistas, professores e desportistas, arquitetos, ambientalistas, biólogos, economistas, enólogos e escritores, físicos e urbanistas, todos, todos eles críticos, ativos e envolvidos na contínua transformação e evolução da vida da sua comunidade. A política nada mais é que a organização da nossa vida em sociedade. E, se todos fazemos parte dela, todos temos alguma coisa a dizer. O maior pesadelo de um governador autoritário e absolutista são pessoas informadas e participativas. Portanto, ao participarmos estamos a fortalecer a democracia. E, caramba, o quanto ela precisa de ser fortalecida!

Convido todos os cidadãos da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta a estarem presentes na Assembleia de Freguesia de amanhã, na Junta de Freguesia do Cartaxo pelas 21H. Tragam críticas, elogios e perguntas ou venham simplesmente ouvir para ficarem por dentro das questões e desafios do presente e do futuro da nossa terra. Apenas cidadãos participativos e informados fazem um democracia forte.

Volto uma vez mais a convidar todos os cidadãos da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta a estarem presentes na Assembleia de Freguesia de amanhã, na Junta de Freguesia do Cartaxo pelas 21H. Tragam críticas, elogios e perguntas ou venham simplesmente ouvir para ficarem por dentro das questões e desafios do presente e do futuro da nossa terra. Apenas cidadãos participativos e informados fazem um democracia forte.

Publicado por Ricardo Magalhães em Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Pode gostar também

Comentários estão fechados.