Castanhas e vinho pelo São Martinho

Cartaxo, 30/10/2016 - Feira dos Santos, Cartaxo ( Vitor Neno / Neno Photo )

 

Diz o ditado popular “no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho novo”. Hoje é dia 11 de novembro, é dia de São Martinho.

O Dia de São Martinho está associado desde tempos longínquos à abertura e à prova do vinho novo, feito semanas antes, por volta de finais de setembro ou início de outubro. Os festejos deste dia, de origem religiosa e pagã, fazem-se um pouco por toda a Europa, com diferentes celebrações nos vários países, sendo a tradição portuguesa fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga, ao mesmo tempo que se prova o vinho novo e se assam castanhas.

No nosso concelho continua a celebrar-se o Dia de São Martinho, com festas que mantêm a tradição de assar umas castanhas e beber água-pé, assim como ir à adega provar o vinho novo.

E é de vinho que trata o último volume da coleção Cartaxo 200 Anos do Concelho, em banca com a edição de novembro do Jornal de Cá. “O Vinho Identidade e Memória”, da autoria de António Maia Nabais, historiador e museológo, João Sardinha Cruz, enólogo, e José Barroso e Fausto Silva, da Adega do Cartaxo, fala-nos da história da vinha e do vinho do nosso concelho.

 


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.