Cartaxo assinalou elevação a concelho com entrega de medalhas e diplomas de mérito

No dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal assinalou o 207.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho, com uma Sessão Solene na qual foram distinguidas, uma personalidade e uma instituição.

No dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal assinalou o 207.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho, com uma Sessão Solene na qual foram distinguidas, uma personalidade e uma instituição.

A Conferência do Sagrado Coração de Jesus da Sociedade de São Vicente de Paulo foi a instituição agraciada com a atribuição de Diploma e Medalha de Mérito Municipal, pelos relevantes serviços prestados ao município na área do apoio social, com a finalidade de visitar e assistir os que se encontram em situação de necessidade. A Câmara Municipal reconheceu, assim, a competência, empenho, disponibilidade e dedicação de todas as pessoas que, na instituição, se dedicam a apoiar o próximo, apoiando os mais desprotegidos da comunidade, para que possam encontrar caminhos de autonomia e dignidade humana.

Manuel Jorge Martins de Oliveira foi a personalidade agraciada com o Diploma e a Medalha de Mérito Municipal, pelos relevantes serviços prestados ao município na área da cultura, particularmente na arte de equitação e do toureio a cavalo, revelando destacada competência, empenho e dedicação, elevando o nome do Município do Cartaxo nacional e internacionalmente.

Os trabalhadores da Câmara Municipal que completaram 25 anos ao serviço do município foram também homenageados pelo serviço prestado ao município e à comunidade.

A cerimónia contou com a atuação da jovem Joana Almeida, que partilhou o seu talento e dignificou a Sessão Solene.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Reis e pelas vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, receberam os autarcas e os representantes de instituições, empresas e forças de segurança, assim como, a população e os trabalhadores do Município, que se associaram à Sessão Solene de Comemoração do 207.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho, que decorreu no Salão Nobre do edifício-sede do Município, no dia 10 de dezembro.

Ler
1 De 44

Para João Ferreira Heitor, a comemoração constitui um momento para o encontro e celebração da história do concelho, mas também para “refletir, para olhar para o caminho percorrido e retirar as aprendizagens que nos podem ajudar a tomar melhores decisões no futuro. Servem também estes momentos para valorizar o que de bom recebemos e para agradecer a quem de alguma forma deu de si para nos fazer crescer e avançar”.

João  Heitor fez balanço de primeiro ano de mandato

O autarca lembrou o momento difícil que a comunidade enfrenta e que se pode agravar, causado pelas repercussões do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, “nomeadamente pelo brutal aumento dos custos da energia, que para além do impacto direto em famílias e instituições, inflaciona os custos de bens e serviços de forma generalizada”.

Dificuldades que o autarca destaca, mas que afirma “temos que encontrar formas de as ultrapassar, com trabalho, criatividade, foco e união”, deixando uma mensagem de esperança e de empenho da autarquia em manter o foco no planeamento e na execução de soluções reais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, de reabilitação do espaço público e de atração de investimento empresarial para o concelho.

Entre os objetivos já atingidos, neste primeiro ano de mandato, o presidente da Câmara Municipal destacou as obras em curso, como a valorização da Rua Serpa Pinto ou a profunda intervenção na Escola Secundária do Cartaxo. No que se refere às alterações já efetuadas na organização dos serviços municipais, o autarca destacou a área de urbanismo, à qual foram alocados trabalhadores que desempenhavam funções em outras áreas municipais, assim como, passou a contar com técnicos entretanto contratados para reforçar uma área essencial “às pessoas e às empresas”.

No que se refere ao trabalho de atração de investimento, o autarca afirmou que “é com orgulho que mencionamos a assinatura, no passado dia 6 de dezembro, de um contrato promessa de compra e venda de seis lotes no Valley Park, onde se fixará uma empresa que corria o risco de sair do nosso concelho”, informando que “este contrato é resultado de um longo trabalho e irá permitir acelerar a localização de empresas naquela Zona Empresarial”.

Entre o trabalho do executivo no primeiro ano de mandato de que o autarca afirmou sentir orgulho, destaca-se o que permitiu executar a Estratégia Local de Habitação – sendo que as primeiras seis escrituras de imóveis serão assinadas até final do ano –, a abertura de mais uma sala de jardim de infância na EB José Tagarro, ou “a Loja do Cidadão, cuja candidatura lançámos e já foi aprovada, a par do trabalho que estamos a desenvolver para lançar a candidatura para um novo Centro de Saúde”.

A Sessão Solene contou com a entrega de Diplomas e Medalhas aos trabalhadores que completaram 25 anos ao serviço do município do Cartaxo. O presidente da Câmara Municipal agradeceu a cada trabalhador homenageado, “o contributo, ao longo destes anos, para a causa pública” e agradeceu também “a todos os que diariamente se esforçam e contribuem para a qualidade de vida da nossa população”.

Isuvol
Pode gostar também