Cartaxo em alerta vermelho

Concelho do Cartaxo vai disponibilizar abrigos temporários para grupos vulneráveis

O País está a ser assolado por uma vaga de calor intenso, o que levou a Proteção Civil a colocar os distritos de Santarém, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Vila Real em alerta vermelho. São esperadas temperaturas superiores a 40ºC.

Assim, e com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e minimizar as situações de risco inerentes às elevadas temperaturas que se farão sentir, a Câmara do Cartaxo, em conjunto com a Autoridade de Saúde Pública e Instituições de Solidariedade Social do concelho, vão disponibilizar, em todas as freguesias,  abrigos temporários para os grupos vulneráveis, de acordo com o Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Modo de Verão – Nível Local, em vigor de 1 de maio a 30 de setembro.

Os grupos vulneráveis são: crianças nos primeiros anos de vida; idosos; portadores de doenças crónicas; obesos; acamados; pessoas com problemas de saúde mental; pessoas a tomar alguns medicamentos, como anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, entre outros; trabalhadores expostos ao sol e/ou ao calor; e pessoas que vivem em más condições de habitação.

O Serviço Municipal de Proteção Civil reforçou, ainda, as ações de vigilância da floresta e colocou em prática as medidas previstas no Plano Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Isuvol
Pode gostar também