A Câmara Municipal assinalou o 206º aniversário de elevação do Cartaxo a concelho, no passado dia 10 de dezembro, com uma cerimónia transmitida em direto, para as redes sociais, a partir do Centro Cultural do Cartaxo.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor, acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Reis e pelas vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, recebeu no palco do Centro Cultural do Cartaxo cada um dos elementos do corpo de Bombeiros Municipais e da Proteção Civil, assim como do serviço de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Urbana, para lhes entregar “o reconhecimento pelo serviço público essencial que prestam à nossa comunidade”, conforme afirmou o autarca no discurso de encerramento da cerimónia.
Para João Heitor “celebrar um aniversário é motivo para festejar, mas também é uma oportunidade de colocar a vida em perspetiva, de fazer balanços e projetar o futuro”, pelo que em dia de celebrar a elevação do Cartaxo a concelho, “destacamos aqueles que, de alguma forma, demonstram características que os diferenciam, aqueles que acrescentam algo de significativo à vida da comunidade”, afirmou, destacando que “estamos aqui a homenagear os trabalhadores da Câmara Municipal do Cartaxo, mais especificamente, aqueles que nunca tiveram oportunidade de interromper as suas funções devido à pandemia”.
O autarca afirmou que “estas mulheres e estes homens foram e são referência pela entrega à missão que cumprem diariamente”, deixando o desafio de “imaginar a nossa vida sem estas pessoas – as mulheres e os homens que trabalham na recolha de resíduos e higiene urbana, ou sem os bombeiros, ou sem a proteção civil”.
A homenagem simples, mas de elevado valor simbólico “é um modo de vos dizermos que são pessoas fundamentais à nossa comunidade e que contamos muito convosco”, afirmou o presidente da Câmara Municipal porque “são pessoas que todos os dias resolvem problemas, constroem soluções e acrescentam valor. Características fundamentais para a recuperação que todos queremos para o nosso concelho. A recuperação económica e social que ambicionamos, tem de começar a partir de dentro, a partir dos nossos e vocês são um exemplo a seguir”, afirmou o autarca que também agradeceu os serviços prestados “ao longo de 25 anos pelos trabalhadores que hoje aqui receberam o reconhecimento merecido”.
Para o presidente da Câmara Municipal, a cerimónia foi um momento “para celebrarmos as pessoas. Para valorizarmos as pessoas, para dizermos que contamos com elas, que estamos cá para elas e que é partir deste pressuposto que o caminho se vai fazer. Um caminho que será de sucesso, se for consistente e se incluir todos os que têm capacidade para transformar o nosso presente, com consequências para o nosso futuro”.
Agricultura e agricultores distinguidos pelo executivo municipal
No decorrer da cerimónia foi ainda entregue a Medalha e o Diploma de Mérito Municipal a Joaquim Pedro Torres, “pelo trabalho, de muitos anos, em prol do desenvolvimento agrícola e da valorização do agricultor, assim como, pelas suas qualidades humanas, perseverança e espírito empreendedor que contribuíram para elevar o mundo rural e a agricultura a um nível de excelência e modernidade”.
O presidente da Câmara Municipal explicou que com a Medalha e o Diploma de Mérito atribuídos a Joaquim Pedro Torres, “prestamos homenagem à figura do agricultor e a todos aqueles que, no nosso concelho, mas também na região e no país, promovem a agricultura”. João Heitor destacou o percurso profissional de Joaquim Pedro Torres e o seu trabalho no concelho, com destaque para a organização da Agroglobal, em Valada, entre 2009 e 2021.
Referindo que “o Eng. Joaquim Pedro Torres representa um setor com grande impacto económico e social no concelho do Cartaxo”, o autarca explicou que “esta homenagem é testemunho da nossa vontade de estar mais perto dos agricultores, de estar ao seu lado na criação de condições para que a agricultura se mantenha como atividade económica central no desenvolvimento do nosso concelho, tanto quanto, de diferenciação territorial”.
Por impedimento de Joaquim Pedro Torres – que participou na cerimónia com uma mensagem gravada em vídeo –, a Medalha e o Diploma de Mérito foram entregues a António Fardilha que os recebeu do presidente da Câmara Municipal e do 1º secretário da Assembleia Municipal, José Augusto Jesus, que representou a Assembleia Municipal do Cartaxo na cerimónia, por impedimento do seu presidente, Paulo Neves.
O 1º secretário da Assembleia Municipal foi o responsável pelo discurso de abertura da cerimónia, tendo dado destaque ao enquadramento histórico da elevação do Cartaxo a Concelho, assim como, à necessidade de manter o foco na criação de melhores condições de vida. José Augusto Jesus lembrou que “recentemente o Cartaxo virou mais uma página da sua história quando as suas gentes decidiram optar por um rumo de governação diferente daquele que existia anteriormente. Esta renovação é, para mim, sinónimo de desafio”. Àqueles que “têm a honrosa missão de governar o nosso concelho e as suas freguesias”, o autarca deixou “uma mensagem desafiante – que a sua ação possa contribuir para a criação de melhores condições de vida para a nossa comunidade”.
A cerimónia foi conduzida pela Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, Rita Alves, e contou com o apoio em palco do Rei das Vindimas, Bruno Lopes, da 1ª Dama de Honor, Joana Miranda e de Viviana Figueira, Prémio Vítor de Sousa. A noite contou com a presença em palco de dois jovens e talentosos guitarristas, Ginestal Martins e André Ribeiro, cuja atuação abriu e encerrou a emissão em direto.
A cerimónia está disponível na página de Facebook e no canal de Youtube da Câmara Municipal do Cartaxo.