Cartaxo recebe rastreios gratuitos do cancro colorretal

Realiza-se durante o mês de abril a campanha “Conhece os sintomas do cancro do intestino”, nas farmácias Holon do distrito de Santarém, três das quais no Cartaxo, que disponibilizam rastreios gratuitos de pesquisa de sangue oculto nas fezes.

“Este rastreio traz significativos ganhos em saúde para o doente e pode evitar a doença em estados mais avançados ou tornar a intervenção terapêutica mais eficaz”, explica Vítor Neves, presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

“O método de rastreio utilizado permite identificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem ser consequência da presença de um tumor ou de pólipos no intestino. Em caso positivo, os nossos farmacêuticos fazem o encaminhamento imediato para o médico, que decidirá quais os exames complementares de diagnóstico mais adequados, sendo que, normalmente, é recomendada a realização de uma colonoscopia. Temos 97 farmácias, a nível nacional, unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional. Esta doença, quando detetada na fase inicial, tem uma taxa de cura na ordem dos 90 por cento.

O rastreio é gratuito e dirige-se a pessoas com idade compreendida entre os 50 e os 74 anos e a quem não realizou PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos cinco anos, ainda que sem sintomas relevantes, sem ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de canco colorretal, sem história pessoal anterior de cancro e/ou sem diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doença inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa).

No concelho do Cartaxo a campanha decorre na Farmácia Holon, Farmácia Central e, Vila Chã de Ourique, na Farmácia Moderna.

Todos os anos surgem sete mil novos casos de cancro colorretal, sendo, de acordo com a Europacolon Portugal, responsável pela morte de 11 portugueses por dia.

Isuvol
Pode gostar também