Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão comemorou 4º aniversário

 

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém encheu para comemorar o 4º aniversário do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), numa sessão solene que decorreu no passado dia 28 de maio, com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, de Martinho Vicente Rodrigues, diretor do CIJVS e de Fernando Carvalho Rodrigues, que proferiu uma comunicação sobre “Santarém, nas batalhas do Tejo, abrindo a rota do desconhecido”, no âmbito da Assembleia de Investigadores deste centro.

4º aniversário CIJVS

Durante a cerimónia foi apresentado o n.º 5 da revista “Mátria XXI” pela Juíza Desembargadora Manuela Bento Fialho, secretária das Revistas Mátria XXI e Mátria Digital, e entregues os prémios do CIJVS “Dr. Joaquim Isabelinha” e Empresário “Júlio Rafael”, a José d’Encarnação e a Moirika Reker, pelos trabalhos realizados: “Os monumentos epigráficos, retratos de vida … em Scallabis” e “Cidade Frutífera. A fruta urbana como contributo estético-político no desenho da cidade”, respetivamente. Os prémios têm por objetivo distinguir e premiar membros do CIJVS nacionais ou estrangeiros, de reconhecido mérito científico e/ou cultural, que tenham contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou da Cultura e para a projeção internacional do País. Foi também entregue a Medalha do CIJVS ao Conservatório de Música de Santarém.

Criado em março de 2011, o Centro de Investigação iniciou a sua atividade no dia 26 de maio de 2012. Este Centro comporta a doação que Joaquim Veríssimo Serrão fez à Câmara Municipal, constituída por mais de 30 mil livros, documentos, manuscritos, medalhas, obras de arte e condecorações. O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão foi criado com o objetivo de formar e cuidar do acervo documental e bibliográfico doado, promover e divulgar o estudo, estando aberto a todos os investigadores e estudiosos que queiram explorar as áreas das Ciências Sociais e Humanas e da Ciência e Tecnologia.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.