Coronavírus: Cartaxo dá formação a Assistentes operacionais e voluntários

Iniciou-se esta semana, no Cartaxo, uma formação básica intensiva de assistentes operacionais na Saúde que prepara oitenta pessoas para que possam, em caso de necessidade, dar apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) ou hospitais de retaguarda.

A formação, que está a decorrer desde ontem, 27 de abril, na Escola Secundária do Cartaxo e que termina dia 4 de maio, ação prevê formação teórica e prática, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

Os formandos, na sua maioria, são assistentes operacionais de municípios do Cartaxo, Azambuja e Almeirim, mas também voluntários que já estão integrados na Bolsa de Voluntariado da Câmara Municipal do Cartaxo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, esta ação de formação foi uma iniciativa do “Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo, em articulação com o Hospital Distrital de Santarém, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros Municipais, para que os nossos assistentes operacionais e voluntários pudessem ter formação adequada em caso de ser necessário evacuar um lar de idosos” e deslocar os utentes para as zonas de quarentena.

Pedro Ribeiro explicou que a CIMLT decidiu integrar a ação de formação “porque esta é uma necessidade que a todos preocupa. Os nossos assistentes operacionais poderão vir a ser a resposta em caso de ser necessário evacuar utentes, ainda que essa evacuação seja apenas para desinfeção do espaço das instituições que os acolhem”.

A ação prevê formação teórica e prática, lecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e integra temas como: atividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, prevenção e controlo de infeção ou cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.

Mais artigos
1 De 576

A formação teórica decorrerá em sala de aula – serão distribuídos por diversas salas, para que seja cumprido o distanciamento de segurança necessário –, e a formação prática decorrerá na ZCAP que a Câmara Municipal do Cartaxo tem instalada no ginásio da Escola Secundária. A todos são distribuídos equipamentos de proteção individual.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.