Coronavírus: Cartaxo solidário oferece equipamentos

Para fazer face a este período difícil, a Câmara Municipal reforçou aquisições de equipamentos e serviços que prevê poderão vir a ser necessários na proteção e apoio à população, tais como contratação de serviços de refeições e aquisição de equipamentos de proteção pessoal para os trabalhadores que prestam serviços essenciais à população (operacionais no terreno e corpo de Bombeiros Municipais).

Os equipamentos de proteção individual adquiridos e a adquirir pela Câmara Municipal serão também entregues a profissionais de saúde integrados nos centros de saúde e USF do concelho, às IPSS, com especial destaque para quem presta apoio domiciliário a idosos e pessoas em isolamento ou a lares de idosos, assim como para os voluntários que integram a Bolsa de Voluntariado criada pela Câmara Municipal e outros grupos de voluntários que operem no concelho.

A partir desta segunda-feira, dia 30 de março, a Câmara Municipal tem disponíveis 150 viseiras de proteção, que já começaram a ser distribuídas a estes grupos de profissionais, das 300 que adquiriu, a que se juntam 50 oferecidas pela empresa.

Outros equipamentos de proteção já foram adquiridos com o mesmo objetivo. Diversas empresas e particulares estão a produzir equipamentos ou a doar, quer aos Bombeiros Municipais quer às IPSS, como a videira JM Fernandes ou Mauro Silva, que salienta, na sua página de Facebook, que “é nas alturas de aperto como a que estamos a viver atualmente que temos (ainda mais) de nos unir e ajudar uns aos outros. Informo que estou a produzir viseiras [na foto em destaque deste artigo] de proteção com recurso a impressão 3D para doar aos profissionais de saúde do concelho do Cartaxo ou outros onde as mesmas possam ser úteis”.

Centro Covid e zonas de quarentena

A Câmara do Cartaxo, no âmbito do seu Plano Municipal de Contingência, continua a desenvolver ações preventivas e de apoio à população.

Mais artigos
1 De 565

Assim, tem a funcionar, desde esta segunda-feira, no Centro de Saúde do Cartaxo, um espaço de atendimento dedicado Covid-19, com atendimento médico e onde pode ser feita a prescrição médica do teste Covid-19. Para já, o Centro Covid não efetuará testes. Caso haja prescrição médica, o teste será efetuado em dois laboratórios em Santarém (laboratório convencionado com o Serviço Nacional de Saúde para estes testes – laboratório Joaquim Chaves).

Não obstante, em casos suspeitos, mantém-se a recomendação de contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou a uma unidade hospitalar. A Linha Saúde 24 indicará o isolamento domiciliário ou o local para atendimento presencial, sempre que se justifique.

A Câmara do Cartaxo está disponível para apoiar qualquer munícipe que tenha prescrição para efetuar o teste em Santarém, mas não tenha como se deslocar.

A Câmara está, também, a instalar três Zonas de Quarentena. Estas zonas serão, numa primeira fase, na Escola Secundária do Cartaxo, na Escola Básica de 1.º ciclo de Pontével, que está desativada, e no Pavilhão de Festas de Vila Chã de Ourique.

Estes espaços destinam-se a receber casos positivos, ou casos de vigilância ativa, que não tenham condições no seu domicílio para serem vigiadas por equipas adequadas, ou ainda utentes de instituições que possam vir a necessitar de evacuação, por exemplo lares de idosos.

A solidariedade nestes tempos difíceis tem sido a palavra de ordem. Assim, para equipar estes espaços, a autarquia recebeu inúmeros apoios de instituições de apoio social, de empresas e de particulares. Ainda assim, apela à doação de camas articuladas, lençóis, almofadas e cobertores. Para doar, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil para o número 961 719 338 ou por email para proteccaocivil@cm-cartaxo.pt. A recolha será efetuada pelos serviços municipais.

A roupa de cama já recebida tem estado a ser desinfetada e higienizada por uma lavandaria do Cartaxo que se disponibilizou para o fazer de modo gratuito e diversas associações e coletividades de todo o concelho já disponibilizaram os seus espaços para criar mais destas zonas de quarentena, caso venham a ser necessárias.

No Estádio Municipal e no Quartel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foram criadas duas zonas de armazém de bens alimentares não perecíveis para possível apoio a estas zonas de quarentena.

Bolsa de Voluntariado

Também o apoio a pessoas em isolamento social e à população de risco está a funcionar, através da Bolsa de Voluntários criada pela área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal e as IPSS com apoio domiciliário continuam a prestar esta resposta social. Esta Bolsa está a trabalhar em rede com a Segurança Social, as IPSS e as Juntas de Freguesia, para que todos os idosos que estejam isolados possam estar sinalizados e o apoio lhes chegue sempre que necessário. Nas IPSS que têm cantinas sociais estão a ser criadas as condições para alargar o número de utentes, caso se revele necessário.

As refeições para as crianças e jovens de Escalão A da Ação Social Escolar vão continuar a ser confecionadas e distribuídas às famílias durante o período que corresponderia às férias da Páscoa.

Fiscalização de pessoas em vigilância ativa

No que respeita à fiscalização de pessoas em vigilância ativa, a Câmara Municipal informa que as forças de segurança já têm as listagens de contactos e moradas de quem está em confinamento domiciliário por ter tido teste positivo e quem está em vigilância ativa. A GNR e PSP contactam estas pessoas, quer para possível necessidade de qualquer apoio, quer para sensibilização para não se ausentarem do domicilio sob qualquer circunstância.

Sendo que a primeira rede de apoio a estas pessoas é a família e amigos, a Câmara Municipal está disponível para, em sigilo, providenciar a estas pessoas formação adequada para que, ao darem apoio, não ponham a sua saúde em risco. Também a Bolsa de Voluntários poderá apoiar estas pessoas, caso não possuam uma rede familiar. Aos voluntários que integram a Bolsa de Voluntariado são entregues equipamentos de proteção e formação sobre como o usar em segurança.

A Câmara Municipal, em parceria com Segurança Social e autoridade local de saúde pública, está a trabalhar para que a autarquia detenha informação fidedigna e atualizada sobre a população dos lares de idosos, que poderá estar em situação mais vulnerável.

Do trabalho de diagnóstico desta resposta social, a Câmara Municipal tem a indicação de 297 idosos em lares legalizados. Mais 100 utentes estarão em lares não referenciados, que são são uma preocupação para o pelouro de Ação Social e Saúde.

Empresas solidárias

Mymcs Cleaning Facilities – desinfeção das zonas de quarentena;

Lavisec Lavandaria – desinfeção e higienização da roupa de cama;

Hospital Distrital de Santarém – oferta de camas;

My Camp – empréstimo de roupa de cama

GAJIC e Senhor Padre Arlindo – oferta de roupa de cama

Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo – empréstimo de camas

IAC – Igreja na Cidade – empréstimo camas e recolha de roupa de cama;

GNR – empréstimo de camas

Escola Secundária do Cartaxo – disponibilização das instalações para montagem da Zona de Quarentena no Cartaxo

Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique – disponibilização do Pavilhão de Festas para montagem da Zona de Quarentena de Vila Chã de Ourique

Pode gostar também

Comentários estão fechados.