Coronavírus: Funcionamento das escolas continua incerto

A reabertura das escolas para o 3º período de aulas continua a ser uma incógnita. A decisão de encerrar as escolas foi tomada como medida preventiva, de forma a evitar a propagação do contágio por Coronavírus, e os alunos de todo o País estão em casa desde dia 13 de março, último dia em que as escolas funcionaram normalmente.

O 2º período foi interrompido duas semanas antes da calendarização normal, o que poderá ter causado alguns constrangimentos nos normais processos de avaliação. Assim, foi necessário encontrar formas de ‘encerrar’ este período. No Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi solicitado aos docentes que, “à data, disponham de informação insuficiente para avaliarem os alunos devem, preferencialmente, usar a plataforma moodle do Agrupamento ou grupos de WhatsApp, para solicitarem o envio de trabalhos ou de outra tarefa que considerem pertinente”, pode ler-se numa comunicação enviada pela direção aos professores.

O Agrupamento criou uma equipa de apoio aos docentes para o ensino à distância, que “poderá organizar sessões de formação à distância ou disponibilizar recursos para autoaprendizagem”.

Os alunos “que não têm acesso à internet ou a equipamento deverão ser contactados pelo docente para que através das juntas de freguesia ou de associações locais possam receber materiais e tarefas para fazer”, acrescenta o documento.

Nestes casos, e para que não existam alunos infoexcluídos, o Ministério da Educação propõe que sejam definidos “canais de comunicação simples com as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Privilegiar canais fáceis, momentos de contacto diário, através de todas as formas de comunicação disponíveis, como o telefone (voz ou mensagem). Para os que têm telemóvel, com acesso ao WhatsApp ou outras aplicações semelhantes, estimular o envio de dúvidas e trabalhos por mensagem ou fotografia”.

A finalizar, o Agrupamento solicita “ponderação e bom senso na avaliação dos alunos, tendo em consideração que o processo de avaliação do 3º período é, à data, uma enorme incógnita”.

Mais artigos
1 De 443

Recorde-se que a medida de encerramento das escolas vai ser reavaliada no dia 9 de abril.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.