Covid-19: Maiores de 80 no Cartaxo quase todos vacinados

Há menos de 50 pessoas maiores de 80 anos no concelho por vacinar. Centro de vacinação do Cartaxo começa hoje a receber as pessoas com mais de 50 anos, consideradas doentes de risco.

“Nesta altura, temos uma lista inferior a 50 pessoas para vacinar dos 80 e já estamos a iniciar a faixa dos 50 aos 79 [com patologias associadas]”, disse Pedro Ribeiro, esta quarta-feira, ao Jornal de Cá. Ainda segundo o presidente da Câmara do Cartaxo, o processo de vacinação do Cartaxo “até esta data tem corrido bastante bem”, apesar da pausa de um dia, na semana de abertura do centro de vacinação do Cartaxo, devido à suspensão da vacina AstraZeneca.

Por enquanto, Pedro Ribeiro diz não ter conhecimento de orientações diferentes no âmbito do processo de vacinação, depois de o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 vir dizer que o ritmo da vacinação será mais acelerado em abril, implicando que concelhos mais populosos tivessem de recrutar mais profissionais de saúde.

“O nosso centro tem capacidade para vacinar 350 pessoas por dia, assim haja vacinas”, afirma o autarca, assegurando que “temos capacidade para duplicar o nosso centro de vacinação, mas aí já estamos dependentes não apenas do número de vacinas, mas também do número de profissionais de saúde. Nunca nos negámos a encontrar soluções e a encontrar meios”, sublinha Pedro Ribeiro, mostrando “abertura total do município para acelerar o processo no Cartaxo” e, se necessário, recrutar profissionais de saúde, “se nos derem essa competência”.

A questão que continua a colocar-se é a falta de vacinas. “Quanto mais vacinas tivermos, mais vacinamos”, garante o presidente da Câmara, dando conta que até à passada terça-feira (23), a meio da tarde, havia no concelho do Cartaxo 3.196 pessoas vacinadas. Por dia, têm sido vacinadas mais de cem pessoas no Cartaxo. Esta quarta-feira, de acordo com a coordenadora dos serviços municipais de Proteção Civil, Ana Coelho, foram vacinadas mais de 150 pessoas, elevando o número da véspera, adiantado ao Jornal de Cá por Pedro Ribeiro, para mais de 3.350 pessoas vacinadas.

Lembramos que as pessoas contactadas para a vacina devem comparecer à hora da marcação e não antes, para evitar a presença de muitas pessoas no centro de vacinação, localizado no pavilhão municipal de exposições, situado no Campo da Feira, no Cartaxo.

Pode gostar também