Condições meteorológicas adversas, precipitação, vento para o distrito Santarém levam a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a lançar alerta amarelo para o distrito de Santarém a partir desta segunda-feira até à próxima quinta-feira.
O alerta da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) surge no seguimento da informação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê um agravamento das condições meteorológicas, de hoje até às 23h59 de quinta-feira, 22 de outubro.
Espera-se para estes dias chuva forte, persistente e generalizada no território de Portugal continental, vento forte, a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.
Assim, o serviço municipal de Proteção Civil alerta para a possível ocorrência de:
- inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
- piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
- danos em estruturas montadas ou suspensas;
- queda de ramos ou árvores;
- deslizamentos de terra causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.