Materiais Diversos leva cartaxeiros a unir territórios

Uma atriz, uma bailarina e um guia de viagem são os 'ideólogos' da iniciativa "Caminhar para unir territórios", que vai ter lugar no concelho do Cartaxo nos dias 20 e 27 de outubro, inserido na programação Materiais Diversos

Uma atriz, uma bailarina e um guia de viagem são os ‘ideólogos’ da iniciativa “Caminhar para unir territórios”, que vai ter lugar no concelho do Cartaxo nos dias 20 e 27 de outubro, inserido na programação Materiais Diversos.

O conceito é simples: ligar o corpo ao território através do ato de caminhar.

O projeto chama-se Caminhar, “que é uma coisa que nós temos desenvolvido desde 2012 no Teatro do Silêncio e que, basicamente, são caminhadas que nós fazemos em diferentes territórios e em diferentes contextos”, explica Maria Gil, atriz do Teatro do Silêncio, ao mesmo tempo que adianta que “gostamos de lhes chamar caminhadas performativas porque não se trata só de andar a pé, mas enquanto andamos a pé partilhamos uma série de práticas que vêm das nossas formações e das nossas áreas artísticas, no meu caso, do Teatro, e no caso da Sara, da Dança. E são esses exercícios que nós partilhamos com as pessoas e que nós achamos que dão à caminhada uma qualidade um bocadinho diferente de andar a pé. O Carlos, que não vem de uma área artística mas é um guia de viagens, sobretudo, fora de Portugal, também traz essa dimensão de descobrir o território e desse olhar enquanto guia de viagens mas que tenta não ser turístico, no sentido de olhar para o óbvio, mas olhar para o menos óbvio”.

A proposta da Materiais Diversos para este ano é uma caminhada que unisse territórios. “Nós pensámos fazer uma caminhada no Bairro, aqui no Cartaxo, e outra que se complementa, na zona da Lezíria, e a ideia foi construir dois percursos para unir territórios. Ao mesmo tempo, também nos pareceu importante trabalhar com associações locais, porque não há territórios sem pessoas”, conta. As associações escolhidas são a EcoCartaxo, para a caminhada no Bairro, e a Palhota Viva, para a caminhada da Lezíria.

As caminhadas realizam-se nos dias 20 – Bairro – e 27 – Lezíria – para o público em geral. Antes destas datas, nas quartas-feiras que as antecedem, as caminhadas são apenas para turmas de adolescentes do concelho.

Para se inscrever nestas caminhadas, basta enviar um email para inscricoes@materiaisdiversos.com ou dirigir-se ao Centro Cultural do Cartaxo. As caminhadas têm um custo de 3€.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.