Milhares de voluntários em mais de 200 ações vão limpar a costa portuguesa ao longo de uma semana

Entre 21 e 29 de setembro centenas de organizações e entidades levam a cabo ações de limpeza subaquáticas e costeiras de Norte a Sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira será assinalado, pelo sexto ano consecutivo, com ações locais de limpeza terrestre e subaquática, em praias, rios, lagoas e outros cursos de água, a partir de 21 de setembro.

Esta iniciativa que junta organizações não governamentais (ONGs), associações, escolas, centros de mergulho, escolas de surf e bodyboard, sociedade civil, municípios e juntas de freguesia por todo o país, é promovida pela Fundação Oceano Azul, com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, no âmbito da campanha europeia #EUBeachCleanUp.

A iniciativa arrancou este sábado, 21 de setembro, com uma ação bandeira na zona abrangida pelo Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira Área Marinha Protegida criada em Portugal continental no século XXI. Esta ação, ao longo da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, tem como objetivo limpar esta nova Área Marinha Protegida, envolvendo as comunidades locais, e contribuindo para a consciencialização da importância da proteção e valorização deste ecossistema tão rico e único, mas também frágil.

Em Silves a ação de limpeza, organizada pelo Município de Silves na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, contará com a participação da Representante da Comissão Europeia em Portugal, da Presidente da Câmara Municipal de Silves, da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, de ONGs locais e da Federação Nacional de Educação, entre outras organizações e entidades.

No concelho de Lagoa, numa ação promovida pela Câmara Municipal, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Parque Natural Marinho será alvo de limpeza através de uma intervenção subaquática, a partir do cais de Ferragudo e liderada pela Portisub, onde participarão mais de 30 mergulhadores.

Nos últimos seis anos registou-se a participação nesta iniciativa de mais de 400 organizações, em mais de 880 ações de limpeza, com mais de 800 quilómetros limpos, por quase 29 mil voluntários que apanharam mais de 160 toneladas de lixo. Só em 2023 participaram mais de 10 mil voluntários, com o envolvimento de 450 ONGs e entidades nacionais, recolhendo 37 toneladas de lixo em mais de 250 ações de limpeza.

Ler
1 De 1.394

Até dia 29 de setembro estão previstas mais de 200 ações de limpeza em todo o país, que envolverão milhares de voluntários e centenas de organizações. Até essa data é possível inscrever ações de limpeza e participar nas já inscritas. Para esta participação, podem consultar-se as ações no site da Fundação Oceano Azul e contactar o movimento de cidadãos responsável pela respetiva organização.

Isuvol
Pode gostar também