Mostra de Artes e Ofícios levou artesanato e folclore ao Mercado Municipal

 

Música tradicional e saberes ancestrais ocuparam o Mercado Municipal do Cartaxo para um dia dedicado às Artes e aos Ofícios que ainda marcam a vida atual do concelho, no passado domingo, 18 de setembro.

 

[acx_slideshow name=”Mostra Artes”]

 

Uma dezena de artesãs e artesãos do concelho do Cartaxo levaram os seus produtos, mas também as suas ferramentas de trabalho, para o Mercado Municipal do Cartaxo e aí trabalharam e mostraram o resultado do seu saber fazer.

O alfaiate trouxe a máquina de costura, o esquadro e a fita métrica, na mesa de trabalho; outros artesãos levaram objetos que demoraram horas a desenhar e construir, moldados no barro, no couro ou na madeira, coloridos ou apenas da cor dos produtos naturais que lhes dão forma.

A Mostra de Artes e Ofícios foi uma iniciativa da Câmara Municipal do Cartaxo e da Comissão das Comemorações que assinalam o Bicentenário do Concelho.

Mais artigos
1 De 500

Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal, que acompanhou a Mostra, afirmou que  “o propósito foi mostrar como os ofícios de antigamente ainda existem no concelho e que, para além de serem um património cultural que conta a história do Cartaxo e das suas gentes, continuam a existir e a contribuir para a sustentabilidade económica de indivíduos e famílias”, destacando “a presença de muitos jovens, quer entre os artesãos, quer a dançar nos ranchos folclóricos”.

Durante a tarde, outras artes foram convidadas a integrar o programa cultural da Mostra – a Música e a Dança -, que foram levadas ao Mercado por quem hoje estuda e representa as vivências e a expressão artística das gentes que nos antecederam – os ranchos folclóricos.

Participaram o Grupo de Música Popular Portuguesa Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével, o Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge e o Rancho Folclórico e Regional de Vale da Pedra.

Durante todo o dia, a Tasquinha Tradicional ofereceu petiscos e doces a quem decidiu passar pelo Mercado Municipal do Cartaxo, revertendo a receita angariada a favor dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.