Passeio micológico com Mauro Matos em Pontével
O Colectivo Ponte promove a 2ª edição do passeio dedicado à observação e identificação de cogumelos, no próximo dia 7 de dezembro, em Pontével. Oportunidade para explorar o fascinante mundo dos fungos e cogumelos, aprender a identificá-los de forma segura e responsável, e descobrir os encantos naturais da vila.
O Colectivo Ponte regressa com a segunda edição do Passeio Micológico, agendado para a manhã de sábado 7 de dezembro, combinando o saber científico do engenheiro Biotecnológico e especialista em micologia, Mauro Matos, com o cenário único da região, o passeio é ideal para quem quer aprender a identificar cogumelos de forma segura e responsável, enquanto explora os trilhos naturais de Pontével. “O sucesso da primeira edição mostrou-nos a importância de iniciativas como esta para colocar Pontével no mapa de atividades que aliam educação e natureza. Este passeio é uma forma de explorar os nossos caminhos, aprender sobre os recursos que nos rodeiam e sensibilizar as pessoas para o potencial educativo da micologia”, sublinha Paulo Antunes, presidente do Colectivo Ponte.
O passeio tem início às 09h30, no Rio da Fonte, em Pontével, onde será feita uma breve introdução teórica sobre boas práticas na identificação de fungos e cogumelos e a sua importância no ecossistema. De seguida, inicia-se o percurso prático sob a orientação de Mauro Matos, especialista em micologia com mais de duas décadas de experiência, no qual os participantes terão a oportunidade de aprender a identificar diferentes espécies de cogumelos, num percurso que alia conhecimento prático à descoberta das belas paisagens da região.
Com uma extensão de aproximadamente 8 quilómetros, o percurso inclui ainda uma pausa para lanche a meio da manhã. O evento, que encerra às 12h30, conta com um número limitado de 25 participantes, garantindo uma experiência personalizada e enriquecedora.
A inscrição, no valor de 8 euros, deve ser feita através do formulário disponível no link fornecido pelo Colectivo Ponte. Para tornar o passeio mais confortável, os participantes são encorajados a usar roupa adequada para a caminhada e calçado confortável.