2º Passeio Botânico acontece este sábado em Pontével
Colectivo Ponte convida a descobrir a flora local com Cândida Côxo
Depois de sucessivos adiamentos causados pelo mau tempo, o 2º Passeio Botânico promovido pelo Colectivo Ponte tem finalmente nova data confirmada: sábado, 17 de maio, entre as 09h30 e as 13h, em Pontével. Desta vez, tudo indica que as condições meteorológicas vão permitir que a atividade decorra como planeado, assinalando um reencontro entre a comunidade e a natureza local.
A iniciativa será orientada por Cândida Côxo, bióloga, educadora e atual diretora do Centro de Formação Lezíria-Oeste. Com um profundo conhecimento da flora e uma abordagem sensorial e educativa, Cândida irá guiar os participantes num percurso de cerca de 8 a 10 km, onde se propõe despertar o olhar para a vegetação, estimular os sentidos e promover uma ligação emocional com o mundo natural. O passeio inclui ainda um momento de meditação com plantas e taça tibetana, promovendo bem-estar e conexão com o ambiente.
A atividade tem um custo de 8€ por participante e inclui um lanche a meio do percurso. O ponto de encontro será às 09h30 no Largo do Rio da Fonte, em Pontével. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas através do link disponível nas plataformas do Colectivo Ponte.
“Depois de tanto tempo à espera, estamos muito entusiasmados por finalmente podermos realizar esta segunda edição. Sabemos que há um grande interesse por este tipo de experiências e queremos continuar a criar momentos que liguem as pessoas ao território de forma consciente e sensível”, afirma Paulo Miguel Antunes, presidente do Colectivo Ponte.
Sobre o Colectivo Ponte
O Colectivo Ponte é um grupo de onze indivíduos dedicados a dinamizar e celebrar o melhor da região do Cartaxo. Através de uma série de atividades ao longo do ano, o Colectivo procura inspirar e conectar pessoas, promovendo a diversidade e a riqueza da cultura local.
Sobre a Cândida Côxo
Cândida Côxo nasceu em Vale de Espinho, no concelho de Sabugal, junto ao rio Côa, em plena Serra da Malcata entre granitos e xistos. No seu percurso académico realizou as licenciaturas em Biologia Vegetal Aplicada e em Ensino da Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em 2009 o mestrado em Educação e Comunicação Multimédia, na Escola Superior de Educação de Santarém. Durante 28 anos lecionou aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia em diversas escolas públicas de Portugal. Em 2018 é convidada para trabalhar no Centro de Formação Lezíria-Oeste, como Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Desde 2021 é Diretora deste Centro de Formação de professores, que abrange a área geográfica dos concelhos de Azambuja, Cartaxo e Rio Maior.