Professores do Cartaxo em formação na Lituânia

Docentes do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo participaram no projeto de Mobilidade Ersamus + Projeto “METinside” de formação para professores, na Lituânia.

Os professores Célia Morgado, Vânia Parente e José Manuel Rodrigues, participaram no IV Encontro do projeto “METinside”, que começou com as boas-vindas da diretora, professores e alunos da escola Siauliai Stasio Salkauskio Gimnazija, na Lituânia.

Em primeiro lugar, os professores participantes de todos os países parceiros apresentaram-se a si e à sua Escola e manifestaram os seus sentimentos sobre o projeto. Em seguida, os alunos da escola anfitriã apresentaram performances de música e dança, finalmente os professores da escola de acolhimento fizeram uma visita guiada à escola, num percurso que nos deu a conhecer a mesma, o seu Projeto Educativo e atividades extracurriculares.

Na parte da tarde a escola coordenadora da Turquia apresentou o workshop “Como integrar o Ev3 e o Arduíno”, nas aulas de Stem. No segundo dia, os parceiros discutiram sobre meios facilitadores da aprendizagem dos alunos em Ciências, História e Matemática. Além disso, procuraram novas formas de usar o Arduíno e o Ev3 na vida real. No terceiro dia, aprenderam a programar e concretizar tarefas avançadas com “robôs e EV3”. Em seguida cada parceiro explicou o seu ponto de vista e partilhou a sua própria experiência.

No quarto dia, o workshop foi sobre “Tinkercad”: os professores aprenderam a planificar e desenhar o seu material para imprimir em 3D. Mas o mais importante foi integrar estes materiais impressos em 3D no curriculum. Assim os professores de Física e Química, Inglês, TIC e História discutiram o curriculum, primeiro para decidir sobre as temáticas a abordar e, em seguida, para planear e imprimir os materiais a aplicar na lição, finalmente apresentaram seus planos de aula aos colegas.

No quinto dia, os professores visitaram um Istmo da Lituânia, com o seu bosque e estuário, a cidade de Vilnius, uma fábrica de chocolate e outra de Robótica, na zona industrial de Siauliai.

Pode gostar também
Comentários
Loading...