Proteção Civil alerta para chuva e ventos fortes

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta a população para condições meteorológicas adversas nas próximas 48 horas.

De acordo com o comunicado da Proteção Civil, espera-se nas próximas 48 horas o agravamento das condições meteorológicas, com chuvas e ventos fortes, assim como descida da temperatura e formação de geada.

A chuva poderá ser, a partir desta sexta-feira, “pontualmente forte, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo”. Como tal, rapidamente poderão formar-se lençóis de água, tal como cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

De referir que o vento forte poderá causar “danos em estruturas montadas ou suspensas”, assim como “a queda de ramos ou árvores” e até a “afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.

A Proteção Civil recomenda que sejam tomadas, por parte da população, as medidas necessárias prevenção, nomeadamente:

– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Ler
1 De 12

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias;

– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.

Pode gostar também