Uvas Fernão Pires também já são sorvete

O sorvete ‘Fernão Pires do Tejo’ já está à venda nas lojas da Pascoalini

@Gonçalo Villaverde

Os Vinhos do Tejo lançaram um desafio à Gelataria Pascoalini para transformar as uvas da casta Fernão Pires num sorvete artesanal.

Esta casta é uma das castas brancas mais plantadas no nosso País, sendo mesmo, na região vitivinícola do Tejo, a mais expressiva.

A Gelataria, que desde a sua génese tem apostado em transformar sabores do Ribatejo em gelados e sorvetes, aceitou prontamente o desafio, que resultou n um delicioso sorvete, com verdadeiro sabor a “uva de vinho”. Destaque para o facto de ser confecionado, propositadamente, com grainha (que se sente, mas de forma suave), a fim de lhe conferir um lado mais vitícola. A ideia é sentirmos que estamos a comer um gelado de uva de vinho. É um sorvete de fruta, com cerca de 35 por cento de Fernão Pires do Tejo, a juntar a água, limão, açúcar e dextrose.

O sorvete ‘Fernão Pires do Tejo’ já está à venda nas lojas da Pascoalini, em Santarém, Lisboa e Almeirim, e também nas suas motos de street food. É uma edição especial, dada a sazonalidade do produto que lhe dá origem. Por essa razão, estará disponível apenas na época das vindimas, ou seja, durante os meses de setembro e outubro.

Pode gostar também