Vereadora Ana Bernardino quer um só Conselho Municipal para as coletividades

Ana Bernardino explicou que o objetivo seria "facilitar o trabalho e responder a todas as questões das nossas coletividades"

A vereadora na Câmara do Cartaxo, Ana Bernardino (PS), propôs, na reunião de Câmara de segunda-feira, 5 de fevereiro, a revogação das decisões de criação de um Conselho Municipal da Cultura e de um Conselho Municipal do Desporto, aprovados no último mandato, por proposta dos então vereadores do PSD.

Ana Bernardino lembrou que “muitas das nossas coletividades são culturais, são desportivas e agregam esses dois núcleos. Temos associações na música, por exemplo e, em simultâneo, têm ballet, têm ginástica… o nosso objetivo deve ser, na minha opinião, facilitar a vida das nossas coletividades e não dificultar. É nesse sentido que eu proponho a revogação do Conselho Municipal da Cultura e do Conselho Municipal do Desporto e proponho, também, a criação de um único Conselho Municipal”.

O objetivo da junção dos dois conselhos municipais seria “facilitar o trabalho e responder a todas as questões das nossas coletividades”, dando como exemplos o Ateneu Artístico Cartaxense e a Sociedade Filarmónica Cartaxense, “que enfrentam essa realidade e, na minha opinião, não faz sentido terem de participar em dois conselhos municipais”.

O presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, adiantou que “acho que faz sentido haver um só Conselho Municipal do Associativismo e não estar fragmentado em Desporto e em Cultura, porque, de facto, há muitas coletividades que, em simultâneo, têm Desporto e Cultura. Penso que os assuntos e os interesses são comuns, os problemas são comuns”.

A vereadora da Cultura, Elvira Tristão, acrescentou que “o Conselho Municipal do associativismo permite a participação de outras associações, que não são especificamente da Cultura ou do Desporto, e não deixam de ser associações úteis, no âmbito da defesa do ambiente ou no âmbito da recriação”.

A maioria socialista assumiu o compromisso de trabalhar esta matéria para que possa ser levada a reunião de Câmara o mais rapidamente possível.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.