A vespa asiática (velutina) já chegou ao concelho do Cartaxo, tendo já sido detetada a sua presença em Vale da Pedra e na Lapa.
Em Vale da Pedra, foi detetado “um ninho primário já abandonado pelas vespas, que foi retirado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. Na Lapa, foram encontradas várias vespas asiáticas junto de colmeias, tendo sido recolhidas algumas amostras desta espécie, numa ação conjunta dos técnicos do município e do Serviço Especial de Proteção da Natureza da GNR. Neste caso, o alerta foi dado por um apicultor. Procedeu-se à busca na área circundante, não tendo sido encontrado qualquer ninho”, esclarece o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, em comunicado, ao mesmo tempo que apela a “quem detete ou suspeite de existência de ninhos ou de exemplares de vespa velutina, conhecida como vespa asiática, que reporte ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município (SMPC)”.
Assim, a Câmara Municipal preparou um Aviso à população, que está a ser distribuído em todo o concelho, com informação sobre como identificar a vespa velutina e o que fazer no caso de ser detetada a sua presença.
Assim:
Como identificar?
A vespa velutina também chamada de vespa asiática, é uma vespa de grandes dimensões (rainhas: corpo +/- 3 cm, obreiras: corpo +/- 2,5 cm). A cabeça é preta com face laranja/amarelada. Os ninhos têm uma forma redonda ou em pera com cerca de 1 metro de altura e 80 cm de diâmetro, em árvores com mais de 5 metros de altura. A entrada e saída dos ninhos é feita por um orifício lateral.
O que fazer?
Não deve, em qualquer circunstância, destruir o ninho, pois existe o risco de disseminar as vespas que constroem novos ninhos. Em caso de avistamento de algum ninho, deve comunicar de imediato para o portal www.sosvespa.pt, para a linha SOS Ambiente 808 200 520 ou para o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município do Cartaxo através do 243 700 288