Vinhos e iguarias juntaram paixão e excelência à mesa no Museu

No domingo, dia 17 de março, os Vinhos Franco e as propostas gastronómicas do Chef Luís Jesus, foram protagonistas do primeiro de cinco almoços de harmonização que o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo acolhe até final do ano.

Para “abrir as hostilidades” na Adega do Museu, o abafado Sê Cá, vinho licoroso tinto, mostrou a sua complexidade sensorial e respondeu à altura dos contrastes propostos em três criações gastronómicas – Salmorejo de pêssego, Gonkans sushi e Tarteletes de cachaço com amendoim picante.

Na passagem para a mesa, o Brioche tostado em manteiga com cogumelos à Bulhão Pato e molho caril, alinhou com o vinho Barroca da Pata frutado rosé, para uma entrada que marcaria o caminho escolhido para todo o almoço – o da união constante entre vinhos e pratos apresentados, com sabores e aromas a invadir o Museu, com vinhos e propostas gastronómicas a criarem um espaço comum, um palco sem atuações a solo, como instrumentos empenhados em tocar a mesma partitura, a elevar-se mutuamente na criação de algo único.

No prato de peixe – Cannelloni de bacalhau sobre açorda fina de marisco – brilhou o Joana da Cana reserva branco. Depois do tira sabores, Gelado de nata, petazetas de lima e azeitona em pó, foi o Joana da Cana Alicante Bouschet a mostrar a sua presença poderosa, sem ofuscar a intensidade do prato de carne – Dueto de frango com orzotto de barriga de porco e alho francês. Para encerrar o ciclo, o enólogo Hernâni Magalhães voltou a propor o abafado Sê Cá, para a sobremesa preparada pelo Chef Luís Jesus – Hoje lavo a loiça.

Quem se sentou à Mesa no Museu… fez deste primeiro almoço uma festa de partilha e de descoberta

A família Franco trouxe os seus vinhos e partilhou com todos a paixão que une diferentes gerações. Nascidos na melhor tradição vitivinícola, honrando a sua história e o seu terroir com a procura constante de elevação a um patamar de excelência, os Vinhos Franco apresentaram-se com esplendor.

Na Adega e na sala, o enólogo Hernâni Magalhães e o Chef Luís Jesus, partilharam conhecimento, alguns segredos, muito pensamento e o propósito maior que os uniu quando criaram o primeiro À Mesa no Museu… oferecer um almoço que fosse um uníssono de excelência.

Ler
1 De 3

➽ Até dezembro de 2024, o Museu Rural e do Vinho será anfitrião mais quatro almoços enogastronómicos que integram a programação Cidade do Vinho 2024. Os almoços são sempre ao domingo, às 12h00.

As inscrições são online – garanta já um lugar nesta festa que a Câmara Municipal do Cartaxo organiza para honrar o título de Cidade do Vinho 2024 ➽ Clique Aqui https://forms.office.com/e/nY1hAAK66C

➽  Inscrições online

Valor 50,00€

Lotação limitada a 50 pessoas

Isuvol
Pode gostar também