A Academia de Inteligência Emocional saiu à rua para levar crianças e jovens do concelho do Cartaxo numa aventura de verão, pelas suas próprias emoções.
Durante duas semanas, as manhãs foram passadas entre jogos, teatro ou banhos fresquinhos nas piscinas municipais e as sestas da tarde foram trocadas por muitas e divertidas conversas online.
O “regresso à normalidade” passou a ser expressão habitual, mas para as crianças e jovens que passaram quase todo o ano letivo afastados das salas de aula, dos professores e dos amigos, a normalidade passou a ser algo muito diferente do habitual e que lhes exige um enorme esforço de adaptação.
Foi neste contexto que a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária da Câmara Municipal do Cartaxo (EMIC-Cartaxo), coordenou duas semanas de atividades centradas em explorar as emoções dos mais novos através de atividades que permitiram passar as manhãs ao ar livre, voltar a brincar, descobrir queda para o teatro, gastar a energia em divertidos saltos para a água e passar as tardes em alegre cavaqueira sobre assuntos muito importantes, mas não menos divertidos.
A Academia de Inteligência Emocional para crianças e jovens decorreu no âmbito do PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo e foi organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, com quatro objetivos essenciais – promover o bem-estar emocional das crianças; contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis; favorecer a saúde mental das crianças no contexto atual de pandemia e contribuir para a adaptação das crianças à convivência social em contexto de pandemia.
A iniciativa decorreu de 27 de julho a 7 de agosto, cumprindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde no âmbito da pandemia da doença covid-19.