A Gala do ano está de volta! Conheça os nomeados dos Prémios Cartaxo d’Ouro 2025
A Gala Prémios Cartaxo d'Ouro, promovida pelo Jornal de Cá, continua a distinguir os valores do nosso concelho, num espetáculo a não perder no próximo sábado 29 de março, no Centro Cultural do Cartaxo. Conheça os 12 nomeados.
Após cinco espetáculos memoráveis, os Prémios Cartaxo d’Ouro estão de volta ao Centro Cultural para distinguir os que mais se destacaram em 2024.
Os vencedores serão revelados durante a Gala do Prémios Cartaxo d’Ouro, no sábado 29 de março, no Centro Cultural, num espetáculo abrilhantado pela Big Band do Cartaxo, composta por músicos do concelho, dirigida pelo maestro Rolando Ferreira. João Sassetti, Cláudia Zarro e Hugo Faustino são os convidados especiais desta noite cheia de talento em palco e certamente muito orgulho na plateia.
Para chegar aos premiados desta grande gala foi reunido um júri, que escolheu os três nomeados em cada categoria (Cultura, Desporto, Economia e Sociedade), este ano composto por João Pedro Barroca, Margarida Abade e Rui Pedro Gonçalves.
Encontrados os 12 nomeados, cabe agora aos nossos leitores escolher os vencedores em cada categoria. As votações abrem na semana anterior ao espetáculo.
Nomeados Categoria Cultura
Grupo Cénico Kaspiadas No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével retratou os tempos da Guerra Colonial, um espetáculo baseado em testemunhos reais. O Largo do Rio da Fonte, encheu-se para ver esta peça, é de assinalar os cenários bem pensados e cada um dos quadros muito bem apresentados. Um trabalho notável que envolveu outras coletividades e a comunidade.
Paróquia de Pontével Em outubro de 2024, foi apresentado publicamente o Retábulo do Altar da Capela de Nossa Senhora do Desterro, já recuperado, um trabalho de intervenção para a conservação e preservação do património histórico. De assinalar que o paradeiro das peças do Retábulo era desconhecido até a Paróquia os conseguir recuperar. O padre Miguel Ângelo revelou que a verba que Os Quarentões oferecem à Paróquia por ocasião da Festa Anual da vila foi indispensável para a contratação da empresa de restauro.
Fábio Faria O historiador e investigador, natural da Ereira, apresentou o livro “100 anos de História(s) e de Música(s)” dedicado à Filarmónica da Ereira, um trabalho de vários anos que agora viu a luz do dia, num evento que levou a comunidade a conhecer a história dos lugares marcantes para a coletividade
Nomeados Categoria Desporto
Sport Lisboa e Cartaxo O Clube volta a estar nomeado nos Prémios Cartaxo d’Ouro. Com cerca de 300 atletas inscritos, é de notar o crescimento, desenvolvimento e consolidação do Clube no futebol de formação. Na época desportiva passada a equipa de iniciados conquistou o título de Campeões Distritais.
Miguel Ribeiro Atleta natural de Vila Chã de Ourique, volta a estar nomeado, continua a destacar-se no trail, a competir pela seleção portuguesa, sagrou-se campeão europeu por equipas, no Campeonato Europeu Masters de corrida de montanha, na Madeira. O atleta, conquistou várias marcas e arrecadou vários pódios no escalão M45, que refletem o trabalho árduo e a dedicação de Miguel Ribeiro à modalidade.
Carla Ribeiro A atleta de Triatlo e Duatlo, natural do Cartaxo, competiu na icónica Maratona de Florença, e alcançou um excelente resultado, foi a 104ª atleta a cortar a meta entre as 1981 mulheres que participaram na prova. Durante o ano desportivo conseguiu boas marcas e em setembro venceu a Corrida das Vindimas. Mais um bom exemplo, no desporto no feminino, especialmente para os atletas mais jovens que procuram uma referência no desporto.
Nomeados Categoria Economia
Este ano, em foco a responsabilidade social empresarial, por isso, destacamos iniciativas de apoio a causas sociais e de integração e valorização da comunidade.
Quinta do Sampayo, a empresa de enoturismo e produtora de vinho, em 2024, promoveu dois almoços e um arraial beneficentes para a construção do novo Centro de Dia de Pontével, com toda a verba a reverter para a instituição.
Comércio Local do Cartaxo, em junho de 2024, os comerciantes do centro da cidade voltaram a associaram-se ao evento Festas da Cidade, para oferecer uma sardinhada à população, uma boa iniciativa para atrair pessoas à rua e ao evento. Um bom exemplo de valorização da comunidade.
Quinta da Bolota, a empresa organiza eventos e está situada na freguesia de Vale da Pedra, no final do ano 2024 ofereceu 36 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho, um gesto simbólico mas que terá feito a diferença para estas famílias na época festiva.
Nomeados Categoria Sociedade
Escola Secundária do Cartaxo No dia 24 de abril, a Escola Secundária do Cartaxo saiu à rua e desfilou até à Praça 15 de Dezembro em nome da liberdade. Mais de mil e quatrocentos alunos de todas as idades, com os professores, desceram a rua Batalhoz para formarem o maior cravo humano, pela liberdade. Um gesto simbólico que envolveu comunidade escolar e marcou o programa da Câmara Municipal para assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
Beatriz Ramos, esta jovem natural da freguesia de Valada foi a última Rainha das Vindimas do concelho do Cartaxo e a primeira Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal. Fez a sua caminhada durante um ano até alcançar o título nacional com elevação e sem alimentar qualquer conflito num ano em que a mudança de nome do concurso gerou alguma controvérsia. Organizou a edição de 2024 do concurso na sua freguesia com muita dedicação conseguindo reunir as várias coletividades e mobilizar os valadenses e, por isso, o espetáculo destacou-se. E foi o rosto da campanha do Jornal de Cá “Escolha Cartaxo! Compre Cá!”
Irene Sampaio e Elsa Cardoso Em outubro de 2024, o Jornal de Cá acompanhou uma aula na natureza, na Ereira. Uma iniciativa das professoras da Escola Básica da Ereira, no dia em que os alunos do 3º ano foram numa caminhada desde a Escola até ao olival da senhora Lina e do senhor João para aprender como se apanha a azeitona à moda antiga. Nos dias de hoje, com o mundo cada vez mais digital é de notar iniciativas como esta para que não se perca a ligação com o mundo real em que ainda vivemos.