Alunos da Secundária do Cartaxo distinguidos no 41º de aniversário da Escola

A Escola Secundária do Cartaxo abriu portas à comunidade, esta quarta-feira, 17 de novembro, para assinalar o seu 41º aniversário, num dia cheio de atividades e uma manhã de celebração solene, onde não faltou a entrega de diplomas e prémios aos melhores alunos, dos dois últimos anos letivos.

As celebrações de mais um aniversário da Escola Secundária do Cartaxo voltaram este ano a ser possíveis, depois da impossibilidade de comemorar, em 2020, os 40 anos de existência, devido à pandemia. E, apesar dos condicionalismos ainda relativos à covid-19, a sala de alunos da Secundária voltou a encher-se de alunos, pais, professores, entre outras figuras da comunidade para a habitual sessão solene de aniversário, apresentada pela coordenadora da Escola, professora Ana Barroso.

E como vem sendo habitual neste Dia da Escola, decorreram diversas atividades, ao longo do dia, levadas a cabo por alunos e professores da Secundária, tais como: exposições de trabalhos dos alunos de Artes e do Clube Europeu; jogos Matemáticos, Kaouts, torneios de Footgolf e Matraquilhos; sessão informativa sobre o Projeto Erasmus com testemunhos dos participantes; demonstração de robótica e de impressão 3D; e peddypaper das línguas, a decorrer pela escola toda.

Mesa de honra: Maria Carolina Caetano, em representação da Associação de Estudantes; Fátima Vinagre, vereadora da Educação; Jorge Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita (AEMM); João Heitor, presidente da Câmara do Cartaxo; António Pinto, vice-diretor do AEMM; Maria de São José, presidente do Conselho Geral do AEMM; e Ângela Cravo, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEMM.

Na sessão solene, que contou com a presença de representantes da comunidade educativa, da Câmara Municipal do Cartaxo, das forças de segurança, entre outras individualidades, foram entregues diplomas de excelência a 50 alunos que se destacaram nos últimos dois anos letivos (2019/20 e 2020/21), pelos seus resultados escolares, e de reconhecimento aos docentes e não docentes que deixam a escola por motivos de reforma. De referir a habitual entrega de um cheque ao melhor aluno do 11º, oferta da Caixa de Crédito Agrícola do Cartaxo – este ano estavam reservados dois cheques, visto que no ano passado, devido à pandemia, não houve cerimónia de entrega de diplomas aos alunos. Assim, a melhor aluna de 11º, no ano letivo de 2019/2020, foi Constança Tomás Florindo, já na faculdade, e o melhor do ano de 2020/2021 foi Rúben das Almas Bernardino (foto em destaque), este ano a estudar no 12º.

A cerimónia foi abrilhantada com as atuações dos alunos Duarte Almeida, Margarida Ferreira e Carolina Graça, em dois momentos musicais.

Ler
1 De 177

Neste dia, o diretor do Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo sublinhou “o capital de importância” da Escola Secundária “para a vida dos que por cá passaram e dos que irão passar”, afirmando que esta escola “é um espaço para todos, é a escola de todas as respostas”, lembrando as diferentes valências, que vão desde o ensino profissional, PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) ao centro Qualifica, passando pelas unidades de ensino especial ao 3º ciclo e aos cursos científico-humanisticos.

Jorge Tavares lembrou ainda a necessidade da execução das obras de recuperação da Escola Secundária, há tanto prometidas, e o presidente da Câmara respondeu que, neste novo executivo, “estamos empenhadíssimos em voltar a lançar o concurso para as obras”.

Pela primeira vez a representar a Câmara Municipal do Cartaxo na função de presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor recordou os seus tempos de aluno naquela escola, agradecendo o trabalho desenvolvido, ao longo destes anos, pelo pessoal docente e não docente e frisando a importância deste trabalho no futuro do concelho. “Esta instituição contribuiu e contribui para a construção da nossa terra”, disse o presidente, depositando uma “enorme esperança”, nesta e noutras instituições educativas do concelho, na construção do futuro, “na definição do nosso posicionamento estratégico para o desenvolvimento do nosso concelho”. “Estes alunos de hoje serão, amanhã, os construtores e os decisores do que será a nossa a terra”.

Por sua vez, a vereadora com a pasta da educação, Fátima Vinagre, até há poucos meses professora do Agrupamento, prometeu que “a Câmara Municipal estará sempre presente e tentará sempre acompanhar e promover todas as vossas iniciativas”, adiantando que já há iniciativas para o Natal, propostas pelo município para trabalhar em parceria com o Agrupamento.

No final, os convidados foram ainda convidados a cantar os parabéns à Escola, no refeitório onde os alunos dos cursos profissionais de Cozinha e Pastelaria e Restaurante Bar serviram o bolo de aniversário e um Cartaxo de Honra, terminando a sessão solene com celebração de Missa, numa organização dos alunos e professor de Educação Moral e Religiosa Católica.

A 17 de dezembro, no Centro Cultural do Cartaxo, serão entregues os diplomas do Quadro de Excelência para os alunos do 12º ano, no dia em que todos os alunos de 12º recebem o diploma de conclusão do ensino secundário.

Pode gostar também