Alunos do Cartaxo na Lituânia

Lituânia acolhe a 5ª mobilidade ASSIST – Projeto de inclusão Erasmus + no Agrupamento Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo

Joniškis, uma pequena cidade no distrito de Šiauliai, a norte da Lituânia, com temperaturas médias diárias a oscilar entre os -4 e 3 graus, acolheu, na semana de 23 a 27 de janeiro, a 5ª mobilidade do projeto inclusivo ASSIST (A safe Sporty Inclusion for Special Teens), no âmbito do programa Erasmus +

Participaram cinco alunos da Unidade de Ensino Estruturado, Duarte Pires, Margarida Pires, Mariana Cardoso, Nilce dos Reis e Soraia Mota, acompanhados por mais dois alunos dos cursos profissionais de Desporto, Fábio Casqueiro e Turismo, Letícia Costa, sob a supervisão da Coordenadora do projeto Carla Simões e da docente da Educação Especial, Ana Ventura.

Foi uma semana “intensa de atividades e desafios hercúleos que testaram a bravura dos nossos jovens, proporcionando-lhes novas experiências e momentos únicos de aprendizagem, diversão e crescimento diário”.

35 alunos de 6 países, Letónia, Lituânia, Itália, Gran Canária, Turquia e Portugal foram ao longo da semana mostrando e desenvolvendo capacidades, competências e talentos nunca antes reveladas, ao nível da comunicação em inglês, interação, dinâmica de grupo e prática de desporto seguro, que incluíram as modalidades de “curling” e patinagem no gelo, orientação, bowling e ainda muitos outros jogos interativos, danças e brincadeiras na neve.

Para além do desporto, o programa oferecia uma panóplia de atividades culturais, tais como visitas guiadas na cidade de Joniškis e Šiauliai, museu do basquetebol, museu da história da cidade e do país, visita a Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia e ainda a visita a uma quinta de Alpacas e ao famoso local de peregrinação e património da UNESCO, “Hill of Crosses”. Alunos e professores experimentaram ainda a confeção de bombons de chocolate, na conceituada fábrica “Rūta”.

As docentes regressam com a satisfação de missão cumprida. Desta feita, através da prática dos desportos de Inverno, assistimos ao cumprimento cabal dos objetivos delineados para esta parceria Erasmus +, para a inclusão. As quedas, escorregadelas, nódoas negras e outras aventuras vividas em grupo são marcas memoráveis e irrepetíveis que irão ficar com estes jovens para a vida.

Ler
1 De 20

O projeto ASSIST encerrará em Manisa, na Turquia, com a 6ª e última mobilidade, de 28 de maio a 3 de junho.

Isuvol
Pode gostar também