Aulas online para seniores

O sítio na internet da Universidade Sénior do Cartaxo (USCTX), em www.usctx.pt, já está online e completamente operacional. Um trabalho que levou algum tempo e que foi desenvolvido por Miguel Ribeiro em conjunto com os alunos da disciplina que leciona, Informática II.

Um sítio na internet que é uma verdadeira Plataforma Digital, com conteúdos sobre e para a Universidade Sénior.

Assim, apresenta uma plataforma Moodle, que permite aos alunos e professores elaborar temas com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e sub-capítulos; a criação de páginas na web; ou a criação de um diretório de arquivos; entre outras ferramentas à disposição dos utilizadores.

Esta plataforma tem chat e fórum, permitindo a comunicação entre alunos e professores para esclarecimentos e levantamento de temas e dúvidas; uma base de dados; glossário; diário, que possibilita que seja feita a avaliação por parte do professor sobre os temas e avaliações dos participantes; entre outros recursos.

Além disso, cada aluno e professor terá acesso ao Office 365 completo de forma gratuita, que dá direito a uma conta de email, armazenamento na One Cloud, editor de texto (Word) folha de cálculo (Excel), PowerPoint, One Note, uma plataforma de aplicações Web (Sharepoint), plataforma de videoconferência e trabalhos em grupo (Teams), e plataforma de formulários (Forms), e que pode ser instalado em computadores, tablets ou telemóveis.

“A plataforma Moodle já é utilizada pelos alunos de Informática II há cerca de um ano e a plataforma de videoconferência também já está a ser utilizada há cerca de duas semanas. Já demos algumas aulas em videoconferência com enorme sucesso, os alunos estão super contentes”, explica Miguel Ribeiro, acrescentando que “todo este sistema de novas tecnologias permite este sentimento de maior proatividade, de maior acompanhamento, de voltar às rotinas entre os mais idosos, neste momento, que tanto lhes falta, para que eles possam não estar tão isolados”.

Mais artigos
1 De 463

Para começarem a utilizar todas as ferramentas à disposição, os alunos deverão entrar em contacto com os professores, que darão conta da intenção dos alunos a Miguel Ribeiro e à direção da USCTX. “Os professores e a direção estarão sempre em contacto comigo, de modo a que eu consiga prestar apoio ao maior número de pessoas”, esclarece Miguel Ribeiro.

Para já, o acesso gratuito ao Office 365 prolonga-se até ao final de outubro, “mas poderá ser renovada, que é algo que eu vou saber junto da Microsoft”, assegura Miguel Ribeiro.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.