Bombeiros do Cartaxo assinalam 88 anos ao serviço da população

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalaram o 88.º aniversário da corporação –fundada em 25 de novembro de 1936 – com uma cerimónia que decorreu no seu quartel, na manhã do dia 30 de novembro.

O 88.º Aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo foi assinalado este sábado, dia 30 de novembro, no quartel da corporação. A cerimónia iniciou com uma homenagem aos bombeiros já falecidos, com a deposição de uma coroa de flores no monumento em memória dos bombeiros falecidos, e contou com a presença de antigos comandantes, antigos bombeiros, representantes das forças de segurança, representantes da Cruz da Vermelha Portuguesa, representantes das forças políticas locais e familiares dos bombeiros.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição que, mais do que qualquer outra, representa o espírito de coragem, solidariedade e compromisso com o bem-estar dos nossos concidadãos, os quais devem estar profundamente gratos pela vossa dedicação e coragem”, sublinhou Vitor Rodrigues. “Vocês, são os heróis anónimos, aqueles que muitas vezes sacrificam o seu próprio conforto e segurança para proteger a vida e o património dos outros”, destacou o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, dirigindo-se aos seus bombeiros e bombeiras e acrescentou “cada vida salva, cada incêndio extinto, cada pessoa amparada representa uma vitória para todos vós. Expresso a minha profunda gratidão e reconhecimento a cada um de vós”.

Quanto ao processo de renovação e reestruturação dos Bombeiros, Vitor Rodrigues salientou ainda que “queremos tratamento igual para todos os Corpos Bombeiros, independentemente da sua entidade detentora. Neste sentido, também a Liga dos Bombeiros Portugueses deve ter um papel mais interventivo na defesa dos Bombeiros Profissionais, o que na minha opinião não tem feito. Defendo o direito de igualdade para todos, nomeadamente no que ao apoio financeiro e determinação da carreira diz respeito, quer para profissionais, quer para voluntários”.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo deixou palavras de agradecimento a todos os homens e a todas as mulheres que cumprem a sua missão nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, com “dedicação, empenho e esforço”. João Heitor salientou ainda que “a grandeza desta Corporação é um património que queremos preservar e aumentar e por isso elevamos a glória, lembramos a adversidade e enaltecemos a resiliência, competência e espírito de missão”.

O autarca afirmou que o executivo tem vindo a reconhecer a sua prestação, com igual compromisso institucional e o correspondente investimento financeiro, “que foi constante ao longo dos três anos de mandato e que já terá resultado na melhoria da capacidade operacional que se concretiza no aumento da nossa capacidade de resposta aos pedidos de socorro, que recebemos”.

João Heitor destacou ainda o investimento executado no último ano, ou cuja execução está a decorrer, e que ultrapassa 125 mil euros, “necessários para resolver problemas quer de instalações, quer de equipamentos que, a par do reforço de recursos humanos disponíveis e de novas parcerias, que contribuiu para o aumento da capacidade do socorro prestado, mas também para a melhoria das condições de trabalho de quem, todos os dias, 24 horas por dia, socorre e protege a população e os bens da nossa comunidade”.

Ler
1 De 9

A nova ambulância recebida pela corporação, a intervenção estrutural nos balneários masculinos, a reabilitação de áreas do quartel ou a aquisição de novo fardamento e de equipamentos de proteção individual – especialmente importantes nas ações de combate a incêndios, foram alguns dos investimentos referidos pelo presidente da Câmara Municipal.

No decorrer da Cerimónia Solene, foram impostas distinções de dedicação e assiduidade, a bombeiras e a bombeiros. A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ao Estandarte dos Bombeiros Municipais do Cartaxo a Medalha Comemorativa da Operação Covid-19.

Imposição de Medalhas de Dedicação e Assiduidade

Medalha Grau Cobre por 5 anos de serviço: Tiago Quina, Marta Melo, Sérgio Dias, Tânia Casadinho, Alexandra Ferreira, Manuel Coelho e Ana Graça.

Medalha Grau Prata por 10 anos de serviço: Joana Rolaça, Bruno Mata, Miguel Devesa e Hugo Silva.

Medalha Grau Ouro por 15 anos de serviço: Rita Mendes, Domínico Lage, Marta Catarino, Pedro Parente, Márcio Alexandre, João Ferreira, Vitor Marques, Fábio Caria, Helena Leça, Hugo Ramos, Paulo Pêgo, Mário Silva, Paula Martins, Marco Corado, Markus Butzberger.

Medalha Grau Ouro Duas Estrelas por 20 anos de serviço: Diogo Carvalho, Carlos Melo.

Medalha Grau Ouro Três Estrelas por 25 anos de serviço: Rui Santos, Frederico Mendes, Paulo Nunes, Hugo Loureiro, Carlos Devesa, António Catarino.

Medalha Grau Ouro Quatro Estrelas por 30 anos de serviço: Fernando Reis, Pedro Quitério, Sérgio Duque, Luís Ramalho, António Marques, Rodolfo Pinto.

Crachá de Ouro

Vitor Rodrigues e António Loureiro

O Bombeiro José Caria, que completou 65 anos de idade, passou a integrar o Quadro de Honra, por proposta do Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, tendo sido promovido ao posto imediato ao seu. Assim, no decorrer da Cerimónia Solene do aniversário da Corporação, José Caria recebeu a imposição das divisas de Bombeiro de 2.ª Classe do Quadro de Honra.

Isuvol
Pode gostar também