Cartaxo em festa até domingo

O Cartaxo está em festa até domingo, com mais uma edição das Festas da Cidade e de São João.

São festas populares, em que a grande aposta vai para a prata da casa e para a tradição, com destaque para as atuações de muitos grupos da região, o sarau do Ateneu Artístico Cartaxense, a eleição da Rainha das Vindimas do Cartaxo e Vale da Pinta ou o Festival de Folclore, que terá lugar este sábado, bem como as largadas de toiros, a mesa da tortura ou a corrida de toiros.

“São festejos de origem muito popular e tradicional”, salientou Délio Pereira, presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta que, à semelhança do que aconteceu em 2018, organiza as Festas, durante a inauguração oficial, na quarta-feira.

“Estas Festas são a afirmação da nossa cultura ribatejana”, começou por salientar o presidente do Município, Pedro Ribeiro, para logo acrescentar que “por estes dias, procuramos homenagear as tradições ribatejanas do nosso concelho, com uma oferta cultural, desportiva e recreativa, que dão diversidade ao programa, que é para todos os gostos e para todos os bolsos”, uma vez que, à exceção da corrida de toiros, todos os espetáculos têm entradas gratuitas.

Após a inauguração oficial, já à noite, teve lugar a eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo e Vale da Pinta.

Rainha das Vindimas Cartaxo e Vale da Pinta

Inês Magalhães e Dinis Barrela eleitos Reis das Vindimas da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta. Beatriz Antunes, eleita Dama de Honor. A eleição decorreu, esta quarta-feira, no palco das Festas da Cidade e de São João. O espetáculo foi organizado por Joana Catarino

Publicado por Jornal de Cá em Quinta-feira, 20 de junho de 2019
Mais artigos
1 De 413

A escolha recaiu sobre Dinis Barrela, único candidato a Rei, e Inês Magalhães, que foi a escolhida entre quatro candidatas. O espetáculo foi organizada por Joana Catarino, ex-Rainha das Vindimas do Cartaxo e Vale da Pinta.

A quinta-feira, segundo dia de festa, ficou marcada pela realização do Sarau anual do Ateneu Artístico Cartaxense, que este ano foi subordinado ao tema ‘As canções do Festival’.

Sarau anual de ginástica do Ateneu

A Praça de Touros do Cartaxo voltou a dar espaço ao sarau anual de Ginástica do Ateneu Artístico Cartaxense que, este ano, surge integrado nas Festas da Cidade e de São João. Cerca de 300 ginastas participaram no espetáculo com o tema as canções do festival

Publicado por Jornal de Cá em Sexta-feira, 21 de junho de 2019

Esta sexta-feira há espetáculo equestre pelo Centro Equestre das Cachoeiras, na Praça de Toiros, seguido pelas sempre muito esperadas Mesa da Tortura e Estátuas. No palco, oportunidade para ver e ouvir a Seeds Band.

Sábado ‘acorda’ com a iniciativa Vinhos à Prova nas Ruas do Cartaxo, a partir das 10h30. Ainda durante a manhã, destaque para o descarregar dos toiros e cabrestos para a corrida. À noite há folclore, corrida de toiros e a animação musical vai estar a cargo dos DF Band.

Domingo de manhã é dedicado à Criança e o Cavalo, na manga. À noite, a partir das 21h, atuam as marchas populares do Cartaxo, Pontével, Lapa e Vale da Pedra, em frente ao tribunal, e a Banda Raio X começa a tocar pelas 22h30. Uma hora mais tarde acontece a última entrada e largada de toiros de 2019 e há fogo de artifício que encerra as Festas decorre a partir da 1h.

Na segunda-feira é dia do padroeiro. Assim, pelas 20h30 tem lugar a missa seguida de procissão em honra de São João Batista.

Pode gostar também
Comentários
Loading...