Realiza-se, de 17 a 25 de junho, a décima edição das Festas da Cidade, organizadas pela Associação Gentes do Cartaxo.
A inauguração das Festas está marcada para as 18h desta sexta-feira, 17 de junho, junto à Câmara Municipal. A inauguração é seguida da primeira entrada e largada de toiros nas mangas da edição 2016. Ao todo, ao longo dos nove dias, vão decorrer nove largadas de toiros (todos os dias de festa) e quatro entradas (sexta, 17, sábado, 18, terça, 21, e sábado, 25), a que se juntam as mesas da tortura e estátuas (sábado, 18, segunda, 20, sexta, 24, e sábado, 25).
Voltando ao primeiro dia, destaque para a Noite de acordeões e para a corrida de toiros.
Sábado fica marcado pelo Desfile “Vítor Jarego” Gentes da Nossa Terra, pelas 9h30, seguido de uma Missa Campal junto ao Tribunal. À noite, tem lugar o Festival de Folclore do Rancho Folclórico do Cartaxo.
No domingo realiza-se um Passeio equestre, a atividade A criança e o cavalo e Cavalhadas. A Praça de Toiros recebe o Sarau Anual do Ateneu Artístico Cartaxense e a música fica a cargo de Los Romenos e Big Band.
Segunda-feira há Cantigas da terra, e na terça, Dia da Cidade, destaque para o espetáculo “As nossas Canções”, com Manuel e Ermelinda Carvalho, acompanhados da Banda Odisseia, a partir das 20h30. Uma hora mais tarde, é a vez de Os Besouros animarem as hostes.
Na quarta-feira há fados, com Filipa Maltieiro e Hugo Faustino; quinta é a vez de a Marcha popular de Pontével se juntar às Festas.
Sexta-feira é o Dia do Padroeiro, São João Batista. Assim, tem lugar, a partir das 20h, a Eucaristia seguida de Procissão. A animação vai estar a cargo das Danças de salão da Sociedade Filarmónica Cartaxense e do músico Pedro Melão.
O último dia de Festas conta com uma largada de vacas e com a Orquestra de Acordeões do Cartaxo. A partir das 22h, tem lugar o espetáculo Cartaxo X 200, integrado nas comemorações do bicentenário do concelho, na Praça 15 de Dezembro.
As Festas 2016 encerram pelas 3h30.
Leia mais na edição impressa do Jornal de Cá, já nas bancas!