Cartaxo Youth Summit mostra oportunidades aos jovens

Cartaxo Youth Summit é o nome do evento que a Câmara Municipal do Cartaxo tem agendado para o próximo mês de março, nos dias 6 e 7, no Pavilhão Municipal de Exposições, e que reúne entidades do mundo empresarial e educativo com o objetivo de mostrar e criar oportunidades de futuro aos jovens do concelho.

O evento foi apresentado no passado sábado, 8 de fevereiro, no Conselho Municipal da Juventude, que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, inserido na presidência aberta. Para o presidente da Câmara do Cartaxo, este certame, inicialmente denominado de Feira do Futuro, tem como principal objetivo “ser um ponto de encontro entre estudantes e de jovens do nosso concelho, alargado às empresas, à academia e a quem faz ensino profissional e àqueles que não estando ainda instalados no nosso concelho são investidores que querem para cá vir”. No fundo, será um espaço para, “com a colaboração do universo educativo, aproximar todos estes agentes e tentar direcionar ou influenciar para aquilo que tem a ver com os cursos de formação profissional, para que quem está a planear a oferta formativa tenha a perceção daquilo que os territórios vão precisar. E isso é garantir, por um lado, a empregabilidade para aqueles que se inscrevem para o curso de formação profissional e, por outro, dar respostas às necessidades que as empresas vão sentir”, acredita Pedro Ribeiro.

Segundo Carla Neves, da área de educação do município do Cartaxo, neste dois dias serão recebidas no Cartaxo uma série de entidades, desde empresas, a instituições de ensino superior e de formação profissional que vão dar a conhecer e a experimentar diversas áreas profissionais, “para que os nossos jovens consigam alargar os seus horizontes”, numa mostra bastante diversificada, onde também a componente lúdica terá lugar, com um palco para captação de novos talentos, que envolverá as coletividades do concelho e que tem contado, também, com o apoio da Associação de Estudantes da Escola Secundária do Cartaxo.

Neste evento haverá conferências, testemunhos e experiências partilhadas, bem como a promoção do empreendedorismo, com a Agência para a Competitividade e Inovação. A título de exemplo, referimos ainda algumas das outras entidades presentes no certame e que ali se deslocam para mostrar e demonstrar as suas áreas de formação e de integração na vida profissional: Exército, Força Aérea, Escolas de Mergulho, Cenfim, Gepac – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, Escola Agrária de Coimbra, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Leiria, Conservatório de Santarém.

Ainda em fase de finalização, o programa do Cartaxo Youth Summit promete dois dias de uma mostra de oportunidades de futuro destinadas aos jovens e menos jovens do concelho, num conceito que se espera dinâmico e proveitoso.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.