Celebra-se hoje a Quarta-feira de Cinzas

 

A Quarta-feira de Cinza é sempre um dia depois do dia de Carnaval, calhando este ano a 10 de fevereiro. O Dia das Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão, celebrando-se 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos), cumprindo-se sempre no calendário entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10).

catholic-liturgy-656599_1920O Dia das Cinzas não é um feriado mas é um dia importante no calendário cristão, em que se apela ao jejum, abstinência e reflexão, pois as cinzas representam a mortalidade e o arrependimento; são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ainda segundo a crença cristã, as cinzas provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos e colocadas pelo padre na testa dos cristãos que participam nas missas que se realizam no Dia das Cinzas, por todo o país. É uma tradição que remonta ao antigo Médio Oriente, onde o colocar de cinzas sobre a cabeça era um símbolo de arrependimento perante Deus.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.