Celebrações do 25 de Abril decorrem na Ereira

As Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Câmara Municipal do Cartaxo e pela Assembleia Municipal, retomam o seu formato descentralizado nas freguesias do concelho depois de em 2020 terem decorrido apenas em formato digital, devido à situação pandémica. Este ano, depois de Vila Chã de Ourique e de Pontével, é agora a vez de a Ereira ser palco das comemorações de mais um aniversário do dia da revolução de 1974, ainda que sem a presença da população.

Este ano, as cerimónias decorrem de modo presencial, mas contam apenas com as entidades oficiais e os participantes diretos nas comemorações, com a cerimónia solene a decorrer na Casa do Povo da Ereira, sem público.

A cerimónia, no próximo domingo, conta ainda com a homenagem a Maria Manuel Simão e Rogério Coito, ambos falecidos no passado mês de março. A homenagem quer lembrar o seu contributo para o conhecimento da história do concelho, enaltecer a obra publicada que oferecem às próximas gerações, mas também a sua participação cívica, política e cultural, que contribuiu para a construção de uma comunidade fundada na democracia, no respeito pela liberdade e na afirmação da igualdade e da dignidade como valores fundamentais.

As forças políticas com representação na Assembleia Municipal, assim como, o presidente deste órgão e o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o presidente da União de Freguesias de Ereira e Lapa e familiares dos homenageados, terão intervenções na sessão solene a decorrer na Casa do Povo da Ereira.

Não sendo possível a presença da população na cerimónia, a sessão solene será gravada e posteriormente publicada nos canais digitais da Câmara Municipal do Cartaxo.

Programa das Comemorações do 25 de Abril
Içar da Bandeira e formatura da corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo, às 9h, no Edifício da União de Freguesias de Ereira e Lapa, na Ereira.

Ler
1 De 9

Pelas 9h30 será depositada uma coroa de flores na campa do Dr. Rogério Coito, no Cemitério da Ereira, e meia hora depois inicia-se a sessão solene das comemorações do 25 de Abril, na Casa do Povo da Ereira, onde atuará a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Ereirense.

Pode gostar também