Celebrações dos 38 anos da Escola Secundária

Melhores alunos distinguidos na sessão solene do aniversário

Professores, assistentes administrativos e operacionais, pais, alunos e comunidade em geral assinalaram mais um aniversário da Escola Secundária do Cartaxo, na passada sexta-feira, 16 de novembro, num ambiente lúdico e festivo.

As celebrações do 38º aniversário da Escola Secundária do Cartaxo contaram este ano com variadíssimas atividades, como exposições, torneios, mostra gastronómica, demonstração de robótica, passagens de modelos, para além da sessão solene, que contou com a presença do presidente da Câmara do Cartaxo, entre outros autarcas, e da qual fez parte a entrega de diplomas a alunos que se destacaram no último ano letivo (2017/18) pelos seus resultados escolares, e diplomas de mérito aos assistentes operacionais que se aposentaram no último ano (Felismina Dionísio; Fernanda Ventura e Vítor Gaspar).

A finalizar a sessão solene, houve bolo de aniversário e um Cartaxo de Honra (sumo para os menores), servidos pelos alunos do CEF de Empregado de Mesa e Bar, Profissional de Cozinha e Pastelaria e Profissional de Restauração e Bar, para comemorar mais um aniversário deste estabelecimento de ensino e uma Oração de Taizé, organizada pelos alunos e professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

Durante a sessão solene, os alunos da turma 10ºC apresentaram uma peça que imaginaram e trabalharam com a sua professora de Português, Margarida Duarte, a partir da conhecida história do Principezinho. Enquanto isso, o ambiente no exterior era de campanha eleitoral, com os alunos das listas candidatas à Associação de Estudantes a animarem o espaço de recreio da escola. Também a aluna Joana Almeida, atual Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, deu o seu contributo à festa cantando e encantando os presentes.

Ler
1 De 167

Dia da Escola

A Escola Secundária do Cartaxo assinalou hoje os seus 38 anos de vida. Foi uma manhã recheada de atividades, mostra gastronómica, demonstração de robótica e entrega de diplomas aos melhores alunos

Publicado por Jornal de Cá em Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

 

Chamados a entregar os diplomas foram, como não podia deixar de ser, o diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Jorge Tavares, mas também o professor António Pinto, o presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, Augusto Parreira, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro, o presidente da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Délio Pereira, a coordenadora dos Serviços Administrativos, Fátima Almeida, o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Paulo Ferreira, para além dos respetivos diretores de turma. A assistir às solenidades encontravam-se ainda outros convidados, como a ex-presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária do Cartaxo, Hélia Monteiro Baptista, o padre da Paróquia do Cartaxo, Arlindo Miguel, e Vítor Pedro, da Caixa de Crédito Agrícola, entre outros.

Diplomas do quadro de Excelência 2017-18
Os primeiros receber os diplomas foram os alunos do Ensino Básico, aos quais, para estar no quadro, é pedido uma média igual ou superior a 4,7 e, para os de 9º ano, pelo menos, nível 4 nos exames nacionais. Do 8º ano, receberam diplomas os alunos Rúben das Almas Bernardino e Inês Gonçalves Mendes.

No 9ºano, foram distinguidos os alunos Constança Tomás Florindo, Inês Nogueira Major, Matilde Galrinho Ruivo, Sebastião Ferreira Morango e Sofia da Luz Rocha.

Os alunos do 10º ano, no quadro de honra do passado ano letivo, tiveram que obter uma média igual ou superior a 17,5 valores, foi o caso de João Diogo Vieira, o único aluno que conseguiu estes resultados. No 11º, foram distinguidos os alunos Francisco Roldão Caeiro e Mariana Valbom Ferraz que, para estarem no quadro de honra, para além da mesma média na classificação interna (17,5), não podem ter menos que 14 nos exames nacionais que efetuaram. Mariana Valbom Ferraz recebeu ainda um cheque de 150 euros da Caixa de Crédito Agrícola, que nos últimos anos tem oferecido prémios monetários aos melhores alunos da Escola.

Os diplomas do Quadro de Excelência para os alunos do 12º ano serão entregues no dia em que todos os alunos de 12º recebem o diploma de conclusão do ensino Secundário, este ano, será a 14 de dezembro no Centro Cultural do Cartaxo. Estão neste quadro no 12º ano os alunos Beatriz Leite Marinho, Nair Mendes Correia, Afonso Ferreira Morango, Beatriz de Oliveira e Silva, Duarte Tomé Moreira, João Miguel Salvador e Ricardo Tiago Ferreira.

Pode gostar também