Cemitérios abertos nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro

Os cemitérios do concelho do Cartaxo vão manter-se abertos nos próximos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, mas com medidas de segurança mais restritivas.

A proposta foi levada pelo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo à reunião da Comissão de Proteção Civil, da passada sexta-feira, 23 de outubro, prevendo a alteração das medidas já em vigor para o funcionamento do Cemitério do Cartaxo, entre as quais se destaca o alargamento do horário. Nesse sentido, Pedro Ribeiro apelou à população para “visitar o cemitério ao longo dos próximos dias, evitando contribuir para ajuntamentos que colocam em causa a sua própria saúde”.

As medidas adotadas para o funcionamento do cemitério do Cartaxo e dos cemitérios geridos pelas Juntas de Freguesia entram em vigor nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, sendo mais restritivas para evitar que, nestes dias em que as visitas aos amigos e familiares já falecidos são mais frequentes. Tal como no cemitério do Cartaxo, há cemitérios nas freguesias que vão ver o seu horário alterado, como sabemos que vai acontecer em Vila Chã de Ourique.

A Câmara Municipal do Cartaxo dá nota da síntese das medidas adotadas para o cemitério do Cartaxo, sendo as juntas de freguesia as responsáveis pelo funcionamento dos cemitérios nos respetivos territórios, pelo que as medidas a adotar serão decididas por estas autarquias no quadro das orientações definidas para o cemitério municipal, informa o município.

Assim, será obrigatório o uso de máscara e desinfeção das mãos à entrada e saída do cemitério, tal como o distanciamento físico de segurança, de pelo menos dois metros (não coabitantes), quer no interior, quer no exterior do cemitério. Apenas poderão permanecer duas pessoas junto de cada campa devendo a sua permanência ser resumida ao tempo estritamente necessário.

Está proibida a partilha de objetos comunitários, como baldes, regadores, vassouras e outros equipamentos de limpeza e manutenção, uma vez que são materiais de uso comum e potenciais fontes de transmissão do vírus, e a permanência de visitantes no cemitério municipal não pode ultrapassar em momento algum 10 por cento da ocupação máxima da área de circulação do cemitério, ou seja, 56 pessoas. Não é permitida a concentração de mais de cinco pessoas no exterior do cemitério, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Mais artigos
1 De 586

As instalações sanitárias permanecem encerradas.

Durante a realização de cerimónias fúnebres, estará limitado o acesso aos visitantes, sendo permitida a entrada das entidades religiosas, familiares (condicionados a um máximo de 20 pessoas) e agentes funerários; e

Nestes dias, o horário do cemitério municipal será alargado, passando a funcionar das 8h30 às 18h30.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.