Cinco mensagens que vão mudar a tua maneira de ver o mundo

Por Ricardo Magalhães

Costumamos ouvir que as grandes ideias mudam o mundo. Prefiro pensar que as grandes ideias mudam-nos a nós e à maneira como vemos o mundo e a nós mesmos. E quando muitos de nós mudamos, então sim o mundo muda. Mas o que é uma grande ideia? Hum, talvez não seja fácil fazer uma definição com propriedade. Mas, se estiver bem para vocês, fico-me com esta: uma grande ideia é aquela que nos faz pensar sobre algo de uma forma que nunca tínhamos pensado e a qual pode gerar um impacto bastante positivo nas nossas vidas.

Achei por isso que seria interessante trazer até vocês cinco pessoas com mensagens que na minha opinião constituem grandes ideias, relativas aos mais variados âmbitos das nossas vidas. São pessoas com cujo trabalho venho estando em contacto há algum tempo e que me ajudaram a fortalecer e reconstruir o meu conhecimento e a forma como penso.

1) Simon Sinek – Comunicação e Liderança
O Simon Sinek tem uma perspetiva fantástica, e em alguns aspetos única, sobre a liderança. Podem encontrar montes de vídeos incríveis no Youtube com palestras dele e, assim, começar a ficar por dentro da mensagem que ele transmite e conhecer algumas das histórias arrebatadoras que ele tem para contar sobre pessoas que conheceu com o seu trabalho ao longo dos anos. Ele escreveu três livros muito bons, dos quais ouvi coisas bastante positivas e li o primeiro: Start with Why, Leaders Eat Last e The Infinite Game. Sigam-no nas redes sociais, nas quais ele publica frequentemente conteúdo de qualidade.

2) Anthony Robbins – Coaching e Desenvolvimento Pessoal
O Anthony Robbins é o coach mais conhecido em todo o mundo, fazendo todos os anos dezenas de seminários nos quais participam milhares e milhares de pessoas de todo o mundo. É uma pessoa cuja mensagem poderosa e enérgica te vai deixar assoberbado com o potencial de ação que cada um de nós tem dentro de si. Depois de te fazer perceber isso, o que ele faz é ensinar-te estratégias e metodologias que te permitem aceder a esse potencial e tomar controlo dos teus pensamentos, ações e rumo de vida (nesta ordem). Escreveu já muitos livros (dos quais li o Awaken the Giant Within) e tem também imenso conteúdo na internet que terás facilidade em encontrar.

3) Gary Vaynerchuk – Redes Sociais e Empreendedorismo
Conheci o Gary Vaynerchuk na 1ª edição da Web Summit em Portugal em novembro de 2016, e é por isso de todas as pessoas que aqui refiro o único a quem já assisti ao vivo. Sigam-no, pois posso garantir-vos que tem o melhor conteúdo sobre Redes Sociais, Empreendedorismo e não só, que irão encontrar no Facebook, Instagram, Youtube e TikTok, para dizer alguns. Ao contrário de muitos, o Gary não é um teórico que ganha a vida a vender as suas ideias. Ele criou o negócio dele e partilha agora com todos os aspetos práticos e a mentalidade que ele considera essenciais para que outras pessoas possam também fazê-lo e ser bem-sucedidas.

Mais artigos
1 De 298

4) Brené Brown – Valor-Próprio e Autenticidade
Após o meu aniversário no mês de julho, lancei um desafio a mim próprio: fazer uma corrida de cinco quilómetros por cada mensagem de felicitações que recebi. Durante essas corridas comecei a ouvir podcasts, um dos quais da Oprah Winfrey (Super Soul Conversations). A Brené Brown foi a convidada dos primeiros dois episódios, que recomendo vivamente. Depois disso, vi no Youtube as Ted Talks em que apresentou pela primeira vez as suas ideias transformadoras sobre valor-próprio, vergonha e vulnerabilidade. Há muito mais conteúdo digital a ser explorado e alguns livros para ler.

5) Gary Chapman – Relacionamentos
Durante mais uma corrida, há cerca de três semanas, ouvi num podcast do Jay Shetty (On Purpose), uma referência a um livro do Gary Chapman, The 5 Love Languages. Duas semanas mais tarde, a fazer um vídeo com uma rapariga ucraniana para o meu canal no Youtube (Portugal meets the World), ouvi-a referenciar o mesmo livro, o que me deixou curioso e fez avançar para a sua leitura. Toda a sua mensagem me fez sentido e achei fantástica a forma como desconstruiu e clarificou o entendimento que todos nós temos sobre o tema. É uma leitura que recomendo vivamente. Sei também que tem pelo menos um outro livro publicado.

Espero que as mensagens de todas estas pessoas sejam tão significativas para vocês como foram para mim. E vocês, que pessoas seguem cuja mensagem ou ideias mudaram a forma como veem o mundo?

Nota: enunciei todos os títulos com o seu nome original em Inglês, mas todos os livros estão disponíveis também em português, assim como algum do conteúdo digital (legendado).

Pode gostar também

Comentários estão fechados.